Arcebispo de Pouso Alegre preside a Ordenação Episcopal de dom José Hamilton de Castro, em Guaxupé (MG)

8 de julho de 2023

Na manhã de hoje (8), dom José Hamilton de Castro, presbítero da Diocese de Guaxupé (MG), foi ordenado bispo por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo de Pouso Alegre (MG), e pelos bispos coordenantes, dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé, e dom Messias dos Reis Silveira, bispo de Teófilo Otoni (MG).

A celebração eucarística com a ordenação episcopal de dom José Hamilton de Castro iniciou-se às 9 horas deste sábado (8), na catedral de Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG). Inúmeros fiéis estiveram presentes, entre eles, familiares e amigos de dom José Hamilton. Padres de diversas dioceses, diáconos, religiosos e seminaristas participaram da ordenação. A celebração também foi transmitida através dos meios de comunicação das dioceses de Guaxupé e de Almenara.

Além do bispo ordenante principal e dos bispos coordenantes, participaram da celebração dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG); dom José Carlos Brandão Cabral, bispo de São João da Boa Vista (SP); dom Pedro Cunha Cruz, bispo de Campanha (MG); dom Geovane Luís de Silva, bispo de Divinópolis (MG); dom Francisco Cota de Oliveira, bispo de Sete Lagoas (MG); e dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., bispo emérito de Coari (AM).

No início da celebração, dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé, acolheu os participantes da ordenação episcopal. Durante a celebração eucarística, após proclamado o Evangelho, foi lido o documento de nomeação e dom José Hamilton fez suas promessas de fidelidade à Igreja. Após a invocação dos santos no canto da ladainha, realizou-se o rito principal da ordenação. Os bispos presentes impuseram as mãos sobre dom José Hamilton e, durante a oração consecratória, os diáconos seguraram o livro dos Evangelhos aberto sobre a sua cabeça. Em seguida, sua cabeça foi ungida com óleo do Crisma e lhe foi entregue o livro dos Evangelhos, simbolizando a sua missão de anunciar a Palavra de Deus.

Além disso, os símbolos que são específicos do ministério episcopal lhe foram entregues: o anel, sinal da fidelidade a Cristo; a mitra episcopal, que evoca a nobreza da missão e a santidade com que deve ser exercida, e o báculo, que significa o governo pastoral e a missão de apascentar as ovelhas de Deus. Em seguida, os bispos presentes acolheram o irmão no episcopado com o abraço fraterno. Antes do encerramento da celebração eucarística, o bispo recém-ordenado percorreu toda a catedral abençoando os presentes. Em seguida, dirigiu suas palavras de agradecimento.

Na homilia, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., destacou o lema que dom José Hamilton escolheu para iluminar o seu ministério episcopal, o versículo 2 do salmo 100: “Servir com Alegria”.

“Para anunciar o Evangelho, pregando com fidelidade, como mestre da fé e defensor da verdade que liberta, o monsenhor José Hamilton escolheu como lema “Servir com Alegria”.  Convido o senhor, monsenhor, a repetir no seu coração este lema: servir com alegria! Sim, o seu ministério episcopal seja suscitado e acompanhado pela alegria do Espirito Santo. Que a sua missão seja como uma espécie de hino a alegria divina, com o fim de servir para encontrar eco no mundo inteiro e, desde logo, na Igreja. Que a alegria seja derramada nos corações juntamente com o amor de que ela é o fruto, pelo Espírito que lhe foi dado”, disse dom Majella na homilia.

Dom José Hamilton exercia seu ministério junto a Comunidade Teológica, como reitor do Seminário Santo Antônio, quando foi nomeado, no dia 12 de abril, pelo papa Francisco, bispo de Almenara (MG). Nasceu no dia 20 de abril de 1961, em Monte Santo de Minas (MG). Ingressou no seminário da Diocese de Guaxupé em 1990. Estudou no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada e no Centro de Estudos Teológicos, na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado diácono no dia 13 de setembro de 1996, na Paróquia Imaculada Conceição, em Divisa Nova (MG). Foi ordenado presbítero no dia 4 de maio de 1997, em Monte Santo de Minas (MG). Dedicou a maioria do seu ministério presbiteral na formação dos futuros padres da Diocese de Guaxupé. Também foi pároco na Paróquia São José, em Machado (MG), e na Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Paraíso (MG). Foi vigário paroquial em diversas paróquias da Diocese de Guaxupé.

No dia 16 de julho, no Ginásio Poliesportivo Cândido Mares Neto, em Almenara (MG), o bispo recém-ordenado, irá tomar posse de sua diocese.

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Fotos: Facebook da Diocese de Guaxupé/MG (transmissão)