Arquidiocese celebra o Dia Mundial da Água

22 de março de 2025

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade desse ano a Comissão Vida Plena da Arquidiocese de Pouso Alegre promoveu na manhã deste sábado, 22, uma celebração pelo Dia Mundial da Água. A atividade foi realizada na entrada da Mina Prefeito Cândido Dias Machado, conhecida como Mina do Machado, em Pouso Alegre (MG).

O momento de oração foi presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., com a participação dos membros da Comissão Vida Plena e dos fiéis.

No início do encontro Dom Majella saudou os presentes e destacou a importância da data e da celebração:

Nós queremos nessa manhã louvar e bendizer a Deus pela irmã água. Nesse dia em que celebramos o Dia Mundial da Água, que o nosso olhar para a água seja não apenas um olhar de sede, mas também um olhar de cuidado, um olhar de proteção. Que possamos com essa celebração fortalecer a nossa consciência do valor e da importância da água na vida e no nosso planeta.

Durante a reflexão, Dom Majella ressaltou que Deus doou gratuitamente ao homem toda a sua criação, porém a humanidade começou a negociar e a vender tudo o que nos foi dado pelo Criador. O metropolita também destacou a Carta Encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco publicada em 2015, sobre o cuidado da casa comum, principalmente no trecho que trata sobre a água.

Ele [o papa] quer mostrar para nós a importância da água, o valor da água para a nossa casa comum que é o planeta. E vem nos conscientizar que nós precisamos cuidar da água”, enfatizou dom Majella. “Que nós possamos no dia de hoje nos conscientizar sobre a importância da água como um direito para todos”, conclamou.

Dom Majella durante reflexão sobre o cuidado com a água

Leituras da Palavra de Deus, cânticos e orações marcaram o celebração que, ao final, teve o plantio de uma muda de ipê amarelo nas proximidades da mina.

De acordo com o padre Felipe Mateus da Silva, assessor eclesial da Comissão Vida Plena, a iniciativa da celebração partiu do próprio arcebispo e a Comissão abraçou a ideia preparando a celebração desse momento tão importante para a sociedade.

Acreditamos que essa atividade pode inspirar as pessoas a tomar ações concretas para proteger o meio ambiente e promover um futuro mais sustentável“, conclui o padre.

Confira alguns momentos da celebração

Texto: Éder Couto

Imagens: Reprodução/Facebook Arquidiocese de Pouso Alegre