Santuário Nossa Senhora Aparecida – Brazópolis

Brasópolis – MG
(35) 9.9956-2947

Um pouco de história

A Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Brazópolis, foi elevada à dignidade de Santuário no dia 07 de abril. É o décimo Santuário na Arquidiocese, que também possui em seu território uma Basílica, sendo o primeiro eregido por dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R.

A origem da devoção a Nossa Senhora Aparecida em Brazópolis remonta aos anos de 1830, quando três senhoras: Anna, Francisca e Maria Isabel encontraram, onde atualmente é a Vila Vicentina, no córrego que por ali aos fundos ainda passa, uma pequena imagem da Imaculada Conceição e que segundo rezam as tradições passou a ser uma rica herança da família. De posse da imagem, a casa dessas humildes senhoras passou a ser o primeiro Santuário da Virgem Maria no município, ocorrendo em grande fluxo as romarias da localidade e região, tanto para suplicar uma graça, quanto para agradecer e pagar pelo voto recebido.

Em meados de 1862, construiu-se nas proximidades de onde hoje fica o atual Santuário um pequeno oratório de pau-a-pique e coberto com sapê. Com o aumento das romarias, em 1868, construiu-se uma capela maior, concluída por volta de 1872. Novamente ficando pequena, deu início a construção do novo templo. A bênção da Pedra Fundamental é datada de 23 de maio de 1915, sob o pontificado do Santo Papa Bento XV, e do bispo diocesano de Pouso Alegre, Dom Antônio Augusto Assis, sendo sua inauguração em 07 de abril de 1918.

Inúmeras romarias vinham a Villa Braz prestar seus louvores à excelsa Rainha dos Céus, que fixou sua morada também nesta cidade. O seu belo altar-mor, artisticamente talhado em madeira escura, no estilo gótico, possuindo em seu teto uma pintura de rara beleza, obra do notável pintor itajubense, Luiz Teixeira, retratando a Assunção de Nossa Senhora, sendo uma cópia da tela de Bartolomé Esteban Murillo. Desde então, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida passa a oferecer à Cidade Presépio a magnitude de suas linhas arquitetônicas, que muito contribuíram para enriquecer o contexto urbanístico local.

Nas comemorações do Centenário de inauguração da 3ª capela, no dia 07 de abril de 2018, por decreto do Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado, a Capela de Nossa Senhora Aparecida foi elevada à Dignidade de Santuário, tendo como seu primeiro Reitor, o Revmo. Pe. Elton Cândido Ribeiro.