Clero de Pouso Alegre participa de Curso de Atualização

29 de maio de 2024

Bispo, padres e diáconos participaram de Atualização Teológica Pastoral do Clero que aconteceu no dia de ontem (28) e hoje (29), no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora.

O clero da Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniu para esses dias de formação e atualização teológica e pastoral, refletindo sobre a eclesiologia de comunhão, com o tema: Igreja, Caminho de Comunhão para a Missão. O encontro formativo foi organizado pelo Côn. Wilson Mário de Morais, Vigário Geral da Arquidiocese, e pelo Pe. Edson Aparecido da Silva, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.

O primeiro dia do encontro de formação foi assessorado pelo Pe. Paulo Adolfo Simões, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, que apresentou uma Análise de Conjuntura Eclesial, e pelo Pe. Adriano São João, também do clero arquidiocesano, que refletiu sobre o tema: Igreja – Casa de Comunhão, de Missão e de Participação.

O segundo dia do encontro teve como assessor o Pe. Hiansen Vieira Franco, do clero da Diocese de Guaxupé, que apresentou o tema: A Sinodalidade na Igreja e na Província Eclesiástica de Pouso Alegre – memória e perspectivas. Também foi reservado um momento para o encaminhamento dos trabalhos pastorais da arquidiocese.

Segundo o Pe. Wilson Mário de Morais:

“O processo de formação permanente auxilia o exercício do nosso ministério presbiteral. Nós temos na nossa Arquidiocese de Pouso Alegre um projeto de formação permanente para o clero. Esses dois dias de encontro fazem parte desse projeto de formação. Refletir sobre a eclesiologia de comunhão nos coloca em sintonia com toda a Igreja que vem refletindo sobre a sinodalidade e especialmente com a nossa arquidiocese que está realizando o seu Primeiro Sínodo Arquidiocesano.”

Texto: padre José Luiz Faria Junior

Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior