Diácono Valter é ordenado presbítero em Tocos do Moji
O clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) ganhou mais um presbítero. Na manhã do último sábado, 19, o diácono Valter Virgínio Pereira foi ordenado padre pelo arcebispo metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.. A Celebração Eucarística foi realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Distrito Fernandes, em Tocos do Moji (MG).
A cerimônia contou com a presença de 30 padres do clero arquidiocesano, dois diáconos, seminaristas do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, religiosas, familiares, amigos e fiéis de diversas paróquias por onde o neossacerdote já trabalhou.
O lema escolhido para a sua ordenação presbiteral foi extraído do Evangelho de São João: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16a).
Durante a homilia, Dom Majella falou sobre os momentos de alegrias e graças que a Igreja Particular de Pouso Alegre vive, citando a realização do primeiro sínodo arquidiocesano, que caminha para a sua conclusão, o jubileu dos 125 anos de criação da diocese e do Seminário Arquidiocesano, por onde o diácono passou.
“Tudo isso deve despertar em cada um de nós sentimentos de esperança e sentirmos chamados a colaborarmos na missão de sermos peregrinos da esperança”, disse o metropolita.
O arcebispo também destacou o lema escolhido para a ordenação, falou sobre a importância de o sacerdote estar no meio do povo, conhecendo e cuidando das feridas do povo, bem como dos desafios e das alegrias no exercício do ministério sacerdotal e, por fim, reforçou a importância da oração e do cuidado com a vida espiritual do sacerdote.
Ao final da Celebração a comunidade prestou suas homenagens ao neossacerdote que também proferiu suas primeiras palavras aos presentes manifestando sua alegria e gratidão.
A primeira Missa presidida pelo padre Valter aconteceu em 20 de outubro, às 10 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji.
Confira algumas fotos da ordenação
Biografia
Valter Virgínio Pereira nasceu em Pouso Alegre, em 30 de junho de 1981. Filho de Sebastião Donizete Pereira e Benedita Maria Nogueira Pereira, entrou no seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 2015.
Exerceu seus trabalhos pastorais, aos finais de semana, nas paróquias São Cristóvão – Pouso Alegre (2016), Nossa Senhora de Fátima – Pouso Alegre (2017), São Benedito – Itajubá (2018), São Francisco e Santa Clara – Pouso Alegre (2019), Santo Antônio – Ouro Fino (2020) e Santo Antônio – Piranguçu (2022). Também desenvolveu atividades pastorais junto a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Apac (2019).
Concluídos os estudos filosóficos e teológicos no ano de 2022, foi designado para exercer o estágio pastoral em Pouso Alegre, na Paróquia São Cristóvão, em 2023. Após a ordenação diaconal, em 03 de fevereiro deste ano, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, onde reside e exerce seu ministério.
Confira mais imagens da ordenação
Texto: Éder Couto, com colaboração do padre Júlio César dos Santos Júnior.
Imagens: Edilene Coutinho/Pascom Arquidiocesana