Diácono Dioni Acássio é ordenado presbítero em Santa Rita de Caldas

21 de dezembro de 2024

Na manhã deste sábado, 21 de dezembro, o diácono Dioni Acássio da Silva foi ordenado presbítero pela benção consecratória do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, com a presença da comunidade local, de padres, diáconos, seminaristas e religiosos da Arquidiocese e das dioceses sufragâneas, em missa realizada no Santuário de Santa Rita de Cássia, na cidade sul-mineira de Santa Rita de Caldas, cidade natal do neo-sacerdote e terra do servo de Deus Monsenhor Alderigi Maria Torriani, ao qual foi recordado pelo arcebispo em sua homilia.

O lema escolhido pelo agora neo-presbítero está no evangelho de Lucas: Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5).

“O Diacono Dioni encontra [nas] palavras de Jesus a âncora para seu ministério sacerdotal. Aquilo que vai dar segurança, firmeza no seu ministério sacerdotal. […] A partir desse momento, em diante, seu ministério sacerdotal, não se explica a não ser na concretização de sua relação com Jesus, isto é o que o define. O que irá fazer, tudo, será determinado a partir da sua relação com Jesus em função disso e expressão disso, por força do entregar a Jesus, que se faz presente dentro da sua vida, revelando-se como Salvador e chamando a viver com Ele”, orienta Dom Majella, em sua homilia.

O rito de ordenação prosseguiu conforme o Pontifical Romano prescreve com a:

  1. Eleição do candidato, tendo o arcebispo consultado o clero, na pessoa do Padre Francisco José da Silva, formador do Seminário Arquidiocesano;
  2.  Homilia;
  3. Propósito do eleito;
  4. Ladainha, invocando a intercessão dos santos sobre o candidato ao presbiterato;
  5. Imposição das mãos e prece de ordenação, pedindo ao Espírito Santo que conceda ao novo padre os dons necessários ao ministério;
  6.  O revestimento das vestes sacerdotais, com auxílio de seus padrinhos de ordenação pertencentes ao clero arquidiocesano;
  7.  A unção das mãos com o óleo do Crisma
  8.  A entrega da patena e do cálice.

Ao término da celebração, o padre Dioni agradeceu ao arcebispo, aos padres da arquidiocese em especial os que passaram em sua caminhada de discernimento vocacional. “Expresso minha gratidão ao Deus da vida, nosso Criador e responsável pelo sublime chamado a sua messe. Chamado esse que fui discernindo ao longo destes anos e que hoje lanço as redes de minha vida a sua palavra.[…] Ainda em seus agradecimentos, Dioni recordou de sua mãe, Natália, que faria aniversário no dia de sua ordenação: Quis a providência divina, que este dia de minha ordenação, fosse celebrado no dia do aniversário natalício daquela que me trouxe a vida e que hoje celebra junto comigo e junto de Deus esse grande momento. Mãe te amo muito.”

Íntegra da Missa de Ordenação Presbiteral:

Primeira Missa e primeira paróquia

A primeira Missa do novo presbítero acontece no dia 22 de dezembro às 19h no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas.

Já a sua primeira paróquia no exercício ministerial será a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, na função de vigário paroquial, colaborando com o pároco, padre Jésus Andrade Guimarães. Nesta paróquia ele exerceu todo seu ministério diaconal.

Sobre o padre

Nasceu em Santa Rita de Caldas (MG) em 23 de julho de 1988. 2° filho de João Menino da Silva e Natália da Silva (in memorian). Entrou no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre em 01 de fevereiro de 2015. Exerceu seus trabalhos pastorais aos finais de semana em diversas Paróquias de nossa Arquidiocese, a saber:

São Cristóvão – Pouso Alegre (2016);
Nossa Senhora da Conceição – Conceição dos Ouros (2017);
Nossa Senhora do Carmo – Borda da Mata (2018);
Santo Antônio – Ouro Fino (2022).

Colaborou também, nos trabalhos do Serviço de Animação Vocacional Arquidiocesano (2019-2021).  Concluídos seus estudos filosóficos (2018) e teológicos (2022), foi designado para exercer seu Estágio Pastoral em Sapucaí Mirim, na Paróquia Sant’Ana em 2023. Após sua Ordenação Diaconal (03/02/2024), foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Fátima, em Pouso Alegre, onde reside e exercia seu ministério diaconal e que, com decreto de transferências do clero publicado em 20 de dezembro de 2024, permanecerá na função de vigário paroquial.

Texto: Giuliano Cabral do Espírito Santo Beraldo e instagram da Arquidiocese

Imagens: Coisas do Interior e Maria Júlia Ataíde/Pascom Fátima.