Dom Majella cria área pastoral em Pouso Alegre

28 de fevereiro de 2023

Nesse domingo (26), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., criou área pastoral composta pelos Bairros Belo Horizonte, Ipiranga e JK, em Pouso Alegre (MG). A área, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ficará sob os cuidados pastorais dos religiosos pavonianos.

A criação da área pastoral surgiu após pedido da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada (FMI), pavonianos, para terem uma região de ação pastoral em Pouso Alegre, já que estão presentes na cidade há muitos anos e se dedicam a ações sociais e educacionais, especificamente, no Colégio São José e na Escola Profissional. Os membros dessa congregação estão no Brasil desde 1941. A congregação foi fundada pelo padre Ludovico Pavoni (1784-1849), em 1847, em Bréscia, no norte da Itália. O fundador foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, no dia 14 de abril de 2002, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Dom Majella apresentou o pedido dos pavonianos aos membros do Conselho Presbiteral. Após diálogo com o superior provincial dessa congregação, padre José Santos Xavier, FMI, o arcebispo escolheu criar a área pastoral a ser confiada aos pavonianos na região que compreende comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, entre a rodovia Fernão Dias (BR 381) e o rio Sapucaí-mirim.

As comunidades que passam a fazer parte da área pastoral são: Santa Rita de Cássia (Bairro Belo Horizonte), Santo Expedito (Bairro Ipiranga) e Mãe Rainha (Bairro JK).

Com celebração eucarística, no último domingo (26), às 9h30, na capela da Comunidade Santo Expedito, dom Majella se reuniu com os fiéis dessas comunidades, apresentou e explicou a criação da área pastoral, a qual foi bem acolhida pelos fiéis. Com a criação, além de atender o pedido dos pavonianos, dom Majella pretende intensificar a ação evangelizadora da Igreja Católica nesses bairros da cidade de Pouso Alegre, os quais passaram por significativo aumento populacional nos últimos anos.

Essas comunidades continuarão vinculadas canonicamente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sob a responsabilidade do pároco, padre Jésus Andrade Guimarães. Os pavonianos que atuarão na área pastoral são os padres Claudinei Ramos Pereira e Carlos Raimundo Pereira e o diácono Jâmison Iago Alves da Cruz.

Na missa que iniciou as atividades da área pastoral, dom Majella pediu que os pavonianos e fiéis da região criada caminhem em comunhão com a Arquidiocese de Pouso Alegre e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com atenção especial às necessidades de evangelização das comunidades e às ações de sinodalidade.

O arcebispo falou ao jornalista Valmei Bueno, da rádio Difusora HD, sobre a criação da área pastoral. Ouça a reportagem:

Veja mais fotos da criação da área pastoral.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Áudio Reportagem: Valmei Bueno / Difusora HD