
Dom Majella participa de Curso para Bispos
Entre os dias 27 e 31, o Rio de Janeiro sedia a 34ª edição do Curso para os Bispos do Brasil. Organizado pela Arquidiocese do Rio, o evento acontece no Centro de Estudos do Sumaré e reúne bispos de todo o país para momentos de estudo, reflexão e convivência, com enfoque no tema “O Kerigma e os desafios pastorais como fonte de esperança”.
Dentre os palestrantes, destaca-se o Cardeal Victor Fernandes, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, que abordou a temática “O Kerigma proposto pelo Papa Francisco no contexto brasileiro” e “O impacto concreto do Kerigma na reflexão teológico-espiritual e na prática pastoral”.
Iniciado em 1990, o Curso para os Bispos tem como objetivo oferecer ao episcopado brasileiro um espaço de formação e diálogo sobre questões pertinentes à Igreja e à sociedade atual.
O Cardeal Orani João Tempesta, um dos palestrantes, destacou a relevância do tema deste ano, que convida a uma reflexão sobre o essencial da missão: proclamar com fervor e fidelidade a Boa Nova de Jesus Cristo. Ele enfatizou que o Curso para os bispos deve servir como um espaço de livre reflexão que inspire a ação pastoral.
A palavra grega “kerigma” traduz-se como “proclamação” e “anúncio”. Os bispos estão refletindo sobre como aplicar e aprimorar a mensagem de Jesus Cristo em um momento de profundas transformações e desafios, mas também de esperança por dias melhores, conforme convocado pelo Papa Francisco para o Ano Jubilar de 2025. A Boa Notícia de Jesus Cristo é o que impulsiona a Igreja a ser Peregrina da Esperança, promovendo a conversão, anunciando Jesus Cristo e desenvolvendo uma pastoral que responda aos anseios do nosso tempo.
Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo de Pouso Alegre (MG), está presente no curso.
Fonte/imagens: CNBB / ArqRio