Dom Majella participa de reunião do Conselho Permanente da CNBB em Brasília

21 de março de 2025

Entre os dias 18 e 20 de março, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), aconteceu a primeira reunião de 2025 do Conselho Permanente da CNBB, com a presença de Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG).

Dom Majella no 1º dia da reunião do Conselho Permanente. Foto: Giany Costa/CNBB

O encontro contou com a participação dos bispos que fazem parte da Presidência da Conferência Episcopal, dos presidentes das 12 Comissões Episcopais, dos bispos representantes dos Conselhos Episcopais Regionais (Consers), além de assessores e representantes de diversas pastorais e organismos da Igreja no Brasil. O núncio apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquatro, esteve presente no primeiro dia do encontro.

Durante a reunião, foram abordados temas fundamentais para a missão da Igreja, como as diretrizes para a ação evangelizadora, a pauta da 62ª Assembleia Geral da CNBB, que será realizada de 30 de abril a 9 de maio desse ano, os encaminhamentos da Campanha da Fraternidade e da Campanha de Evangelização, o Jubileu 2025 e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) que acontecerá em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025. Também foram apresentados relatórios econômicos, reflexões sobre a vida dos regionais e a regulamentação das Edições CNBB.

A CNBB, por meio do Conselho Permanente, divulgou uma nota (leia aqui) na qual demonstra perplexidade e indignação diante das propostas de mudanças da Lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional e aprovou uma carta ao Papa Francisco, recordando os doze anos do início de seu pontificado. Na mensagem, os bispos expressam afeto e proximidade neste período em que o pontífice está internado.

 

Confira algumas imagens:

2º dia – Fotos: Giany Costa/CNBB

3º dia – Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

 

Texto: Éder Couto e Padre Júlio César dos Santos Júnior, com informações da CNBB

Imagens: Ascom CNBB/Giany Costa e Luiz Lopes Jr (corpo do texto) e Larissa Carvalho (destaque)