Encontro comunitário realiza a 6ª Travessia nas Serras da Mantiqueira
Encontro comunitário acontece em bairro rural de Itajubá (MG), onde a Campanha da Fraternidade apoiou projeto social
No sábado (16), membros do Núcleo Travessia (Núcleo de Pesquisa, Extensão e apoio à Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural) realizaram a 6ª Travessia nas Serras da Mantiqueira: celebrando parceria e pensando futuros, no bairro rural da Peroba, em Itajubá.
No bairro, está presente a Comunidade Santa Rita de Cássia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Soledade. Na comunidade, em 2018 e 2019, aconteceu o projeto “Mãos que cultivam carinho”, apoiado com recursos financeiros da Campanha da Fraternidade e do Fundo Nacional de Solidariedade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O projeto ajudou a fortalecer o desenvolvimento local e rural, por meio da geração de renda e emprego de produtores de orgânicos e grupo de mulheres. Ações apoiadas pelo projeto continuam na comunidade até hoje, pois são o trabalho e a vida dos moradores do bairro.
O encontro foi organizado pelo Núcleo Travessia, em parceria com a comunidade rural da Peroba, EMATER, e organismos ligados à Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O evento teve como objetivos realizar a visita de verificação pelos pares (atividade obrigatória que mantem a certificação das unidades produtivas orgânicas/agroecológicas pelo sistema OCS – organismo de controle social) e reunir com os produtores-parceiros do Núcleo Travessia para pensar projetos futuros.
Padre Thiago de Oliveira Raymundo, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG), ex-aluno da UNIFEI, ex-membro do Núcleo Travessia e ex-assessor do projeto “Mãos que cultivam carinho”, acompanhou o evento e presidiu missa com fiéis da comunidade, alunos e professores.
Os presentes foram recebidos com um café da manhã preparado pela comunidade. A visita às unidades produtivas agroecológicas foi organizada pela EMATER-Itajubá, com o apoio da comunidade da Peroba e do Núcleo Travessia. Após o encerramento das visitações, os presentes foram recebidos com um almoço preparado pela comunidade.
Estiveram presentes nesse encontro professores e alunos da graduação e da pós-graduação da UNIFEI, agentes de desenvolvimento local, membros da sociedade civil e pessoas de Itajubá e região, que ajudaram a fortalecer o processo de produção orgânica-agroecológica da comunidade rural da Peroba, além de vivenciarem um dia de compartilhamento de experiências, de histórias e de muita cantoria.
Na missa, que encerrou o encontro, padre Thiago falou dos encontros e reencontros da comunidade e das alegrias que foram vivenciadas naquele dia e durante o ano de 2023. Na celebração, houve também momento de oração natalino, diante do presépio da comunidade.
Texto: Viviane Guimarães Pereira e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Núcleo Travessia