Encontro de Oração pela Santificação do Clero reúne padres em Pouso Alegre

12 de junho de 2024

No dia 07 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, aconteceu em Pouso Alegre (MG) o Encontro de Oração pela Santificação do Clero.

Reunindo o clero da Arquidiocese e o arcebispo metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado, o encontro teve início no residencial Mons. Júlio Perlato com um café da manhã, seguido por uma bênção da casa, que já abriga três moradores.

Durante a pequena cerimônia, Dom Majella fez uma reflexão sobre a espiritualidade da casa do clero, destacando seu propósito de ser como Betânia para os padres que dedicaram suas vidas à arquidiocese. Em seguida, o padre Daniel Santini e o cônego Simão Cirineu expressaram palavras de agradecimento ao arcebispo e ao clero pela construção do residencial.

Alguns padres residentes da casa, incluindo o padre Paulo Âmbar e o padre Narciso Pires, manifestaram sua alegria em morar no local, descrevendo-o como um espaço de encontro, convivência e oração.

Após a bênção, os participantes dirigiram-se à paróquia São José Operário, onde o padre Eduardo Rodrigues apresentou uma reflexão sobre as virtudes do Mons. Alderigi, cujo processo de canonização segue em andamento em Roma, destacando três virtudes essenciais da sua vida: sua caridade pastoral, a comunhão com a Igreja local e universal, e o zelo pelas vocações.

O encontro foi concluído com a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, seguida por um almoço de confraternização.

Instituído por São João Paulo II em 1995, o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero tem como objetivo encorajar os sacerdotes a refletirem sobre a dignidade de sua vocação e incentivar a Igreja a rezar por eles.

Texto: padre Carlos Cezar Raimundo

Fotos: João Pedro Cardoso