Espiritualidade Mariana: o povo que ama a Mãe de Jesus

13 de maio de 2024

Uma espiritualidade só se faz verdadeiramente mariana se, antes, está enraizada e plenamente direcionada a Cristo, centro de todo amor e devoção do católico que deve ser uma vida sustentada na esperança e vivida na caridade. Fazendo de Maria o nosso modelo passamos a seguir Jesus de modo mais perfeito. Por meio de Nossa Senhora, aprendemos a ser servos e somos impulsionados a viver as virtudes, fugir do pecado e a sermos humildes, sempre atentos e obedientes a voz do Senhor.

Maria nunca aceitou glórias ou elogios para si, mas sempre os elevou a Deus a quem ela permanentemente se mantinha muito próxima e fiel. A Virgem Santíssima nos conduz ao Nosso Deus. Ela é o modelo perfeito de humildade que nos ensina a também ser humildes. Ela era simples, todos seus atos eram feitos no silêncio e na discrição.

Apesar de ser a Mãe de Deus, Maria não foi polpada de nenhuma provação ou dificuldade, ao contrário, ela passou pelas mesmas dificuldades que cada um de nós passamos e, muitas vezes, teve que passar por coisa muito pior, mas ela não permitia que nada disso tirasse a sua paz e confiança na mão misericordiosa do Senhor, ela guardava tudo em seu coração e meditava aproximando sua dor ao amor de Deus.

Viver a espiritualidade mariana é imitar essa grande Mãe nossa, viver essas virtudes como ela o fez: crer na providência de Deus como ela fez na infância do Menino Deus em que tiveram que viajar Nazaré-Belém-Egito; interceder uns pelos outros como ela fez em Caná da Galileia; entregar-se à vontade de Deus como ela fez no Calvário, aos pés da cruz de seu Divino Filho.

Além de viver as virtudes de Maria e sermos seus verdadeiros imitadores almejando sempre amar e servir a Cristo e aos irmãos, há algumas práticas oracionais concretas que podemos fazer: rezar o santo rosário com devoção, meditando a vida de Jesus a partir do amor que Maria sempre dedicou a Ele; novenas dos mais diversos títulos marianos; oração do Ângelus (ou Regina Caeli, no tempo pascal), leitura e meditação dos salmos; contemplação das sete dores de Nossa Senhora; entre tantas outras belas formas de devoção que podemos aplicar em nossa vida cotidiana que nos aproximarão da Virgem Maria e, sobretudo, de Jesus Cristo. A melhor forma de alimentar a nossa espiritualidade mariana é praticando-a.

Oração: À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!

Referências:

MELO, Débora. Espiritualidade Mariana – Maria: Escola de fé e virtudes. Instituto Nossa Senhora Das Graças. Disponível em: <https://institutonossasenhoradasgracas.com/espiritualidade-mariana/>. Acesso em: 24/abril/2024.

JACIARA, Núbia. Como alimentar a Espiritualidade Mariana. Obra de Maria, 2020. Disponível em: <https://obrademaria.com.br/como-alimentar-a-espiritualidade-mariana/>. Acesso em: 24/abril/2024.

Referência de imagem: acervo site.