Grupo de apoio a famílias enlutadas por suicídio é criado por padre da arquidiocese

2 de fevereiro de 2023

Padre Antônio Cássio Vaz, membro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), criou grupo que pretende ajudar as famílias enlutadas por suicídio. O grupo é multiprofissional, formado por psicólogos, psiquiatra, enfermeiro e advogado.

O grupo chamado “Rames” – Rede de Apoio Multiprofissional a Enlutados por Suicídio – vai atender os enlutados por meio da Internet, de maneira que os interessados não precisarão se deslocar para atendimento presencial. Padre Antônio Cássio, responsável pelo grupo, é pároco recém-nomeado da paróquia Bom Jesus, em Albertina (MG).

Padre Antônio Cássio Vaz, membro do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre e criador do Rames.

“Esse grupo foi idealizado pela necessidade do amparo a estas famílias no sul de Minas. O número de casos de suicídio na região é grande e recorrente”, explicou o padre Antônio Cássio, destacando a existência de grupos semelhantes em outras regiões do país, como Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP).

“Infelizmente este assunto ainda é tabu na nossa região. (…) A família que está passando pelo luto poderá contar com orientações profissionais”, completou Padre Toninho, como é conhecido o criador do Rames.

Os atendimentos às famílias vão acontecer quinzenalmente, às terças-feiras, das 17h às 18h.

“Estamos preocupados com a saúde mental da população. Qualquer pessoa que tenha sentimentos de culpa, saudades ou qualquer outro questionamento sobre a forma como o conhecido tirou a vida deve buscar este apoio que será feito com ética e cuidado”, acrescentou Padre Antônio Cássio, formado em psicologia pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI).

Para ser estruturado, os membros do grupo Rames passaram por um treinamento por meio de leituras de artigos científicos, além de reuniões para compartilhar experiências com outros grupos já existentes. Uma das voluntárias é a psicóloga Laís de Oliveira Maduro. Segundo a profissional, a estruturação deste grupo será fundamental para assegurar a saúde mental de quem passou por uma experiência que pode ser traumática.

“Meu intuito como psicóloga é oferecer suporte emocional aos familiares enlutados, que perderam entes queridos por suicídio. Será ofertada uma escuta empática, além de esclarecimentos sobre o tema que infelizmente hoje é pouco falado, cercado de tabus e mitos”, comentou a psicóloga que atende pacientes em uma clínica em Ouro Fino (MG).

Os interessados em buscar apoio do grupo Rames podem entrar em contato pelo whatsapp (35) 99978-3556.

Ouça a entrevista do padre Antônio Cássio deu ao jornalista Valmei Bueno, da Rádio Difusora HD, sobre o Rames.

Texto: Valmei Bueno / Difusora HD
Imagem: Pascom/Arquidiocese de Pouso Alegre