III Semana Arquidiocesana de Liturgia é realizada em Pouso Alegre

20 de julho de 2023

De 17 a 21 de julho, aconteceu a III Semana Arquidiocesana de Liturgia, no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre (MG). O evento foi promovido pela Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL) e tratou de assuntos relacionados à liturgia e à caridade.

Participaram 22 cristãos leigos das paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre e 3 cristãs leigas da Paróquia São Paulo Apóstolo de Poços de Caldas, Diocese de Guaxupé. O evento foi aberto por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo de Pouso Alegre, no dia 17 de julho. Dom Majella acolheu os participantes, falou sobre liturgia e caridade e desejou que a semana fosse frutuosa e fraterna.

Neste ano, a III Semana de Liturgia, seguindo as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2024), refletiu sobre o “Pilar da Caridade”. Especificamente, abordou o tema “Caridade: Liturgia a serviço da vida” e teve como lema “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que fizestes” (Mt 25,40). Em anos anteriores, foram trabalhados os outros pilares da DGAE, “Pilar da Palavra” e “Pilar do Pão”.

Durante o evento, foram refletidos outros assuntos relacionados à liturgia, à Igreja e ao tema proposto: a celebração dos 60 anos da Sacrosanctum concilium e a liturgia da caridade; orientações para acolhida e celebrações nas comunidades; o ecumenismo; a Carta Apostólica Desiderio desideravi, do papa Francisco, e o sacramento da caridade.

Ivenise Terezinha Gonzaga Santinon, doutora em Ciências da Religião e professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), e o padre jesuíta Washington da Silva Paranhos, doutor em Liturgia e Sacramentaria e professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), assessoram a reflexão dos temas.

Além dos momentos de orações, os participantes puderam vivenciar experiências sobre a Apresentação dos Dons, que ocorre na celebração eucarística; o ritual do Lava-pés, proposto para a Quinta-feira Santa; a celebração da Eucaristia com pessoas em situação de rua e visitar enfermos.

A III Semana de Liturgia teve por finalidade a formação continuada e permanente sobre a liturgia. O evento já é uma tradição na Arquidiocese de Pouso Alegre e proporciona o aprofundamento nos conhecimentos e práticas litúrgicas para ajudar as comunidades a bem celebrar.

Texto: padre Marcos Roberto da Silva e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Elizabete Maria Ricota de Oliveira Marques