Instituição do Ministério do Catequista na Arquidiocese

20 de setembro de 2024

Translator

O Ministério de Catequista fortalece o compromisso missionário dos leigos. A criação deste ministério laical específico, conforme a vontade do Papa Francisco, representa mais um avanço para a renovação da catequese, após a publicação do Diretório para a Catequese de 2020, e para seu efetivo trabalho na nova evangelização.

Na manhã de domingo, 15 de setembro de 2024, às 9h, na Catedral Metropolitana do Senhor Bom Jesus, os catequistas receberam o Ministério de Catequista durante a celebração presidida pelo Arcebispo, Dom José Luiz Majella Delgado.

Diversos catequistas das diferentes paróquias participaram desta instituição.

A formação é um aspecto central, para o qual o Catecismo da Igreja Católica é uma ferramenta essencial. A diocese deve garantir que os futuros catequistas tenham uma preparação sólida em aspectos bíblicos, teológicos, pastorais e pedagógicos, para serem comunicadores fiéis da verdade da fé, e que já tenham experiência na catequese. Por isso, a referência ao bispo é fundamental. É desejo do Papa que a instituição do Ministério de Catequista contribua para a formação de uma comunidade de catequistas que cresça juntamente com a comunidade cristã.
Os catequistas que receberam o Ministério de Catequista se comprometeram a dedicar-se ao serviço da evangelização e educação na fé, trabalhando em estreita colaboração com os sacerdotes e lideranças pastorais de suas paróquias. Eles são chamados a ser testemunhas vivas do Evangelho, levando a mensagem de Cristo a todos aqueles que encontrarem em seu caminho.

Além disso, a instituição do Ministério de Catequista visa também valorizar e reconhecer o trabalho desses fiéis leigos, que muitas vezes atuam de forma voluntária e dedicada na transmissão da fé. A Igreja reconhece a importância desses missionários leigos e busca fortalecer sua formação e acompanhamento para que possam desempenhar seu papel de maneira cada vez mais eficaz.

Assim, a instituição do Ministério de Catequista representa um passo importante na renovação da catequese e na promoção de uma evangelização mais autêntica e incisiva, que alcance os corações e as mentes das pessoas, levando-as a um encontro pessoal e transformador com Jesus Cristo. Que os novos catequistas possam ser luz e sal neste mundo, testemunhando a alegria de ser discípulo de Cristo e convidando outros a seguirem o mesmo caminho de amor e verdade.

Texto: Pe. Julio César dos Santos Júnior

Imagens: Edilene – Pascom Arquidiocesana