Josemaría Escrivá: santo do dia a dia

21 de junho de 2023

No dia 9 de janeiro de 1902, em Barbastro, na Espanha, nasceu Josemaría Escrivá de Balaguer. Desde a infância, recebeu uma profunda educação cristã de seus pais.

Ainda jovem, cursou a faculdade de Direito. Entrou no Seminário São Carlos, em Saragoza. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de março de 1925. Como padre, seu primeiro destino pastoral foi a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Perdiguera, povoado rural da região de Saragoza, o qual, naquela época, possuía cerca de 800 habitantes. Lá permaneceu quase 2 meses.

Com a permissão de seu bispo, foi a Madri fazer doutorado em Direito. Lá, recebeu de Deus uma grande missão. Trabalhando com todas suas forças, sem renunciar a suas funções pastorais, fundou a Opus Dei.

Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, a Igreja começou a ser perseguida. Naquela época, o padre Escrivá estava em Madri e foi obrigado a refugiar-se em diversos lugares, exercendo seu ministério clandestinamente.

Com o fim dessa guerra, em 1939, o padre Escrivá voltou a realizar os trabalhos da Opus Dei com grande intensidade, dirigindo inúmeros retiros espirituais para sacerdotes, religiosos e leigos.

Recebeu do papa daquela época duas grandes missões: ser membro honorário da Pontifícia Academia de Teologia e Prelado de Honra de Sua Santidade. Acompanhou com zelo os preparativos do Concílio Vaticano II.

O padre Escrivá realizou inúmeras viagens pelo mundo para pregar o Evangelho e consolidar a Opus Dei. Visitou, inclusive, o Brasil no ano de 1974.

Ele faleceu no dia 26 de junho de 1975, em Roma, com fama de santidade. Foi beatificado no dia 17 de maio de 1992 e canonizado no dia 6 de outubro de 2002, pelo papa São João Paulo II. Sua celebração litúrgica na Igreja é no dia 26 de junho.

A vocação e a missão do padre Josemaría Escrivá foi difundir e despertar no coração da humanidade o chamado de Deus à santidade. Em seus ensinamentos, ele instruiu a viver a santidade na vida do dia a dia. Incentivou a alegria de viver, trabalhar e ser santo nas ações cotidianas do trabalho, da escola e da família. Escreveu três obras: Caminho, Sulco e Forja. Seus textos ajudam a aprofundar na caminhada cristã rumo ao céu.

“Que a tua vida não seja uma vida estéril. – Sê útil. – Deixa rasto. – Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio. – E incendeia todos os caminhos da terra com o fogo de Cristo que levas no coração” (São Josemaría Escrivá, Caminho, 1).

Oração

Ó Deus que nos chamastes à santidade, dai-nos a graça de, inspirados no testemunho de São Josemaría Escrivá, buscar viver nossa fé crescendo em santidade e amor a Deus e ao próximo, para que um dia estejamos unidos na comunhão dos santos, louvando eternamente a Santíssima Trindade. Amém. São Josemaría Escrivá, rogai por nós!

Referências:
Opusdei.org. Biografia de São Josemaria. 2006. Disponível em: https://opusdei.org/pt-br/article/biografia-de-sao-josemaria/
Opusdei.org. “Que a tua vida não seja uma vida estéril”. 2006. Disponível em: https://opusdei.org/pt-br/article/que-a-tua-vida-nao-seja-uma-vida-esteril/
Imagem: Vatican Media