Membros da Comissão de Leigos se reúnem em Pouso Alegre (MG)

9 de junho de 2023

No último sábado (3), membros da Comissão de Leigos da Arquidiocese de Pouso Alegre se reuniram, no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na sede da arquidiocese, para realizarem reflexões e encaminhamentos pastorais. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, acompanhou o encontro.

Participaram do encontro cristãos leigos dos Setores Pastorais Mantiqueira, Paraíso, Sapucaí, Mandu e Fernão Dias. Entre os temas da pauta, os participantes refletiram sobre a missão dos cristãos leigos batizados na Igreja; as ações sinodais na arquidiocese e na Igreja, na sua totalidade, e sobre a necessidade de que os cristãos leigos ocupem espaços na família, no trabalho e na escola para testemunho da fé e vivência da Palavra.

Pela primeira vez, participaram cristãos leigos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva (MG), e Sant’Ana, em Sapucaí Mirim. Além disso, aconteceu também o testemunho de Rosário Ortiz, venezuelana acolhida em Sapucaí Mirim.

Os membros da Comissão de Leigos da Arquidiocese de Pouso Alegre estão vinculados ao Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), por meio do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na arquidiocese, são responsáveis pela comissão os cristãos leigos: André Martins, Rosemeyre Grego, Patrícia Oliveira e Dalva Rangel.

Dom Majella esteve presente no encontro dos cristãos leigos e reforçou a importância deles para a arquidiocese, como oportunidade para dinamizar as ações pastorais e fortalecer a caminhada sinodal. Para isso, incentivou os presentes a ampliarem as ações da Comissão de Leigos, com a participação de mais cristãos leigos e a realização de ações missionárias para dinamizar essa vocação na Igreja. Especificamente, o arcebispo pediu aos cristãos leigos que realizem ações em três áreas: missão, sínodo e ser Igreja na Igreja e na sociedade.

Veja mais fotos do evento.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagem: Patrícia Oliveira e Rosemeyre Grego