Membros do Conselho de Pastoral Arquidiocesano se reúnem virtualmente

9 de maio de 2023

Leigos e padres do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) reuniram-se virtualmente, no sábado (6), para refletirem sobre a caminhada pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). O conselho é um organismo consultivo com a missão de auxiliar o arcebispo nas orientações sobre a atividade pastoral da Igreja Particular.

Por ocasião da reunião, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, enviou uma mensagem que foi lida e refletida pelos participantes. Na mensagem, dom Majella destacou a caminhada sinodal, o 3º ano vocacional celebrado na Igreja do Brasil e agradeceu as orações pela 60ª Assembleia Geral da CNBB. A caminhada sinodal da arquidiocese continua, neste ano, na fase setorial. Padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de Pastoral, conduziu a reunião.

Segue a mensagem enviada pelo arcebispo.

Ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP),

Na certeza de que o encontro com o Ressuscitado transforma interiormente o coração e vivenciando o 3º Ano Vocacional do Brasil, que celebramos desde novembro de 2022, realizamos hoje o segundo encontro online do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – CAP, neste ano de 2023.

Com destaque, sublinho como temas desta reunião: a segunda sessão do primeiro Sínodo arquidiocesano de Pouso Alegre com a etapa setorial e o 3º Ano Vocacional do Brasil.

As sessões setoriais do Sínodo Arquidiocesano que acontecerão nos encontros dos Setores de Pastoral constituem o aspecto mais importante da caminhada sinodal deste ano. Partindo da escuta da primeira etapa do Sínodo, estabelecerão as bases e também darão indicações para o desenvolvimento futuro dos Setores Pastorais. O resultado inspirará o trabalho pastoral da Arquidiocese por muitos anos. Importante é estar aberto ao inesperado.

O caminho da sinodalidade nos Setores de Pastoral exige um olhar mais atento à escuta das “novas” pessoas que nos últimos anos chegam à região em busca de melhores oportunidades econômicas, para melhorarem suas condições de vida por meio de melhores empregos, por educação, ou outras razões. Constata-se que, sobretudo, a partir do início do século XXI, a sociedade Sul mineira vem mudando. Ir ao encontro de uma sociedade em mudança e de uma cultura que está mudando e encontrar a linguagem e caminhos novos para ir ao encontro dessa cultura, é missão da Igreja. A Igreja sempre foi assim. Realidades novas, trazem “questões novas”. Não busquemos simplesmente soluções do passado para os problemas de hoje, não vai dar certo. Devemos estar imersos nas alegrias e esperanças, tristezas e as ansiedades da humanidade de hoje, sobretudo dos desfavorecidos, dos pobres e de todos os que sofrem (Gaudium et Spes, n.1).

O Sínodo deve nos ajudar a repensar e ajustar o “novo”. É preciso também, fazer um caminho de verdade e discernimento sobre a própria vida eclesial do Setor Pastoral, lembrando que por evangelização e missão, é necessário não olhar apenas para a Igreja particular de Pouso Alegre, mas para a Igreja que está em todo o mundo, em diferentes culturas, vivendo o processo sinodal pedido pelo Papa Francisco. Temos de ter a coragem profética de dizer: agora é preciso ir para frente! Precisamos de ser corajosos e criativos na renovação das estruturas pastorais e paroquiais. Vamos desenvolver as lideranças das comunidades eclesiais para atender às necessidades de mudança. Devemos ter a certeza de que a sinodalidade está incorporada em todos os aspectos da vida arquidiocesana.

A mensagem do Papa Francisco para o 60º dia mundial de orações pelas vocações, deste ano, foi inspirada no tema do 3º Ano Vocacional do Brasil: “Vocação: graça e missão”. A oração pelas vocações não se reduz à oração pelas vocações sacerdotais ou religiosas, mas destina-se a despertar uma cultura vocacional. As vocações podem ser diferentes, mas todos têm vocação, e não apenas alguns. O importante é que cada um se pergunte: qual é minha vocação na Igreja? Em nossa arquidiocese estamos reorganizando a Pastoral Vocacional pela dinamização do SAV – Serviço de Animação Vocacional. Como já tivemos a oportunidade de pedir nas visitas pastorais ou em outras ocasiões, também o fazemos novamente: que em cada paróquia haja um trabalho organizado de pastoral vocacional, sob os cuidados diretos do pároco. Vamos concretizar a meta construída para este ano: “em cada paróquia, uma nova vocação”. Com o bispo, os padres são os primeiros promotores vocacionais, o que requer falar sobre as vocações, dar testemunho vocacionais, as orações frequentes pelas vocações nas comunidades eclesiais e pelos seminaristas e sacerdotes e o apoio ao nosso Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. No próximo dia 17 de junho, na matriz de São José, em Paraisópolis, teremos a ordenação presbiteral do diácono Cristian Diego, para a nossa Arquidiocese. Continuemos a trabalhar com fé, perseverança e alegria pelas vocações. O fruto virá a seu tempo.

Agradeço as orações pela 60ª Assembleia Geral da CNBB, que realizamos de 19 a 28 de abril, em Aparecida – SP. Com o tema central, “Avaliação global da caminhada da CNBB (Art. 141 do Regimento em vigor)”, e a eleição da nova Presidência da Conferência e os Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral – CONSEP, executamos a proposta de pauta apresentada, marcada também por momentos de espiritualidade, comunhão e fraternidade entre os bispos.

Com a bênção, asseguro a todos a minha proximidade na oração.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre.
Pouso Alegre, 6 de maio de 2023.

Texto: Diácono Cristian Diego Rosa