Nossa Senhora Aparecida
“Viva a mãe de Deus e nossa
Sem pecado concebida.
Viva a Virgem Imaculada,
A Senhora Aparecida”
Nossa Senhora Aparecida é o título que carinhosamente no Brasil se dá a Maria, mãe de Jesus. Ela é a padroeira de nosso país e, devido ao seu grande significado para a nossa terra, há um feriado nacional que possibilita diversos tipos de comemorações de cunho religioso.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve sua primeira aparição em 1717, quando o governante das capitanias hereditárias de São Paulo e Minas de Ouro passava pelo Vale do Paraíba.
O povo daquela região, animado com a visita, decidiu realizar uma festa de boas-vindas. Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram, então, chamados para lançar redes nos rios e garantir os peixes para a refeição.
Contudo, em meados de outubro, não era uma boa época para isso. Sendo assim, eles rezaram pedindo pela proteção de Maria para voltarem com um bom resultado de sua pesca. Nesse momento, puxaram da água, primeiro, o corpo de uma antiga imagem e, depois, a cabeça: a estátua de Nossa Senhora “Aparecida”.
A imagem encontrada, que comunica a gravidez da Virgem Maria, é uma iconografia comum do século XVIII: Nossa Senhora da Conceição. Na palavra ‘conceição’ estão subentendidas a Encarnação do Verbo e a firme convicção de fé sobre a condição privilegiada e única da geração imaculada de Nossa Senhora. A veneração à Mãe Aparecida proclama as bem-aventuranças do Evangelho!
Os primeiros tocados pela “mística” do achado daquela pequena imagem foram os três piedosos pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia; depois, seus familiares, vizinhos e, por meio deles, os que vieram conhecê-la atraídos por notícias veiculadas sobre graças alcançadas. Não houve aparições nem falas ligadas ao encontro da imagem, mas houve – e há –, desde então, a boa notícia: Deus revisitou o seu povo! Do rio ela veio e do culto a ela brota um rio de graças, bênçãos, favores divinos.
Como começaram as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida?
Em princípio, a estátua sacra permaneceu na casa do pescador Filipe por 15 anos. Com isso, amigos, vizinhos e familiares se encontravam com frequência para orações. O dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, ficou registrado oficialmente por ter sido o mesmo dia da aparição na pescaria.
Aos poucos, a história começou a se espalhar pelo Brasil, o que atraiu visitantes de outras regiões do país. O primeiro oratório foi construído oficialmente em Itaguaçu, mas, aos poucos, já não comportava os fiéis que apareciam todos os dias.
Sendo assim, surgiu a necessidade de construir a primeira capela. A imagem foi coroada anos depois, com uma coroa ofertada pela Princesa Isabel. Outras capelas e basílicas surgiram para fortalecer as comemorações e as orações.
Meditando a história, o significado, a repercussão do achado e da veneração prestada a Maria em sua imagem de Aparecida, não há como não rezar a frase bíblica da Visitação: Bendita és tu entre todas as mulheres, ó Maria!
Alguns milagres atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida
A libertação do escravo Zacarias em 1857, o cavaleiro ateu, o menino no rio: estes são apenas alguns dos conhecidos entre milhares e milhares de milagres atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida que estão espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Tenho certeza de que você, meu irmão e irmã, também tem um milagre ou uma história para contar, sobre a veneração amorosa à Maria Mãe de Jesus sob o título de Nossa Senhora Aparecida.
Talvez você, em procissão, em romaria, já tenha deixado, no espaço reservado no Santuário Nacional de Aparecida ou nas diversas capelas e igrejas em todo o Brasil identificadas com o título de Nossa Senhora Aparecida, uma foto ou algum pertence em agradecimento pela intercessão desta mulher que nos ensina tanto e é, por isso mesmo, que, como filhos, nos sentimos no coração da mãe Aparecida e nos braços de seu filho Jesus.
Oremos: Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, oh Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja! Amém. (Versão do Papa Francisco)
Dai-nos a benção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!
Dai-nos a benção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!!!
“Derrama tuas bênçãos sobre nós, Nossa Senhora Aparecida, e ajuda-nos a superar as dificuldades. Que teu amor nos acompanhe e tua santidade ilumine nossos corações hoje e sempre. Amém.”
Referências:
https://blog.quintadellarte.com.br/dia-de-nossa-senhora-aparecida-conheca-a-historia-da-padroeira-do-brasil/
https://www.a12.com/academia/noticias/oracao-de-consagracao-do-papa-francisco-a-nossa-senhora
https://musicasparamissa.com.br/musica/dai-nos-a-bencao/
https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-da-conceicao-aparecida/
Imagem: Papa Francisco e imagem de Nossa Senhora Aparecida – Vatican Media.