O Presépio em nossas vidas!
Na casa de todo cristão, principalmente nesta época do ano em que iniciamos o tempo do advento, deveria ser feito um presépio. Ele é a verdadeira expressão do significado do Natal. Mostrando-nos os sentimentos que devem estar presente em nós, como a humildade, a simplicidade, a ingenuidade, a pureza de coração, e sobretudo nos faz lembrar o que o presépio traz a Luz verdadeira que é muitas vezes ofuscada pelas “luzes” do mundo materialista, levando as pessoas a esquecerem, a Boa Notícia , o Nascimento do Salvador ,a chegada do Príncipe da paz!
O presépio é uma forma de evangelizar e foi esta a intenção de São Francisco de Assis que em 1223, em uma gruta na Itália, criou o primeiro presépio, a fim de ajudar o povo a entender o nascimento de Jesus. E aos poucos foi se propagando pela Europa e a todo o mundo.
A palavra presépio tem sua origem no latim Praesaepe e significa estrebaria ou curral. Recomenda-se desfazer o presépio no dia 6/01, dia da Festa da Epifania do Senhor. No Brasil, foi Padre Antônio Anchieta que 1552 ,apresentou aos índios e colonos portugueses a representação do presépio como forma de catequizá-los.
As figuras representadas no presépio são diversas e variam desde animais (ovelhas, burrinho, boi, camelo e outros) até os Reis Magos(Gaspar ,Belchior e Baltazar) homens sábios e estudiosos que levaram ouro(realeza), incenso(divindade) e mirra(sofrimento/eternidade) para presentear Jesus, reconhecendo -O como o Messias Salvador . Temos também o anjo que louvava e entoava o canto de “Glória a Deus nas alturas”, símbolo da boa notícia! E os pastores, os primeiros a receberem o anúncio do nascimento, referem as pessoas simples, humildes, para quem Jesus veio encher de esperança. A estrela é a luz que conduz até encontrarem o menino Jesus. E de maneira muito especial no presépio deve ter :São José, homem justo e pai adotivo de Jesus. Nossa Senhora, a serva do Senhor que se fez obediente e o Menino Jesus na manjedoura, frágil ,pequeno, mas é Deus que se fez homem e habitou entre nós, a razão do nosso natal!
Façamos aqui uma breve lembrança dos personagens que encontramos no presépio e paralelo a isto seria bom você refletir :Qual das figuras presentes no presépio eu gostaria de ser? Ou qual delas me representa? E ainda que presente eu vou levar a Jesus neste presépio?
Enchamos nosso coração de esperança ao ver na simplicidade do presépio o Menino Luz que chegará no Natal para trazer o amor, a fraternidade e a paz para todos os povos!
Referências :
https://radio.cancaonova.com/brasilia/a-origem-do-presepio/
https://santuariosantapaulina.org.br/voce-conhece-a-origem-do-presepio/
https://opusdei.org/pt-br/article/historia-do-presepio/
Imagem de Herbert Aust por Pixabay