O que representa o Tempo do Advento? Como podemos aproveitá-lo da melhor forma?
Tudo que Deus criou é bom. Entre suas criações, o tempo se destaca como uma das mais rígidas e indiferentes. No entanto, por ser parte da vontade divina, ele também é bom. Não é à toa que Deus, ao viver entre nós por trinta e três anos, santificou o tempo. Ao adentrar na experiência humana, Deus se fez carne, revelando-se a nós e, ao se revelar, também nos apresentou o Seu plano de salvação.
Existem duas dimensões do tempo: a primeira é chamada de “kairos”, em grego, e a segunda é o “chronos”, que representa o tempo humano e cronológico. Para os gregos, o cronológico é visto como algo destrutivo, responsável por apagar a beleza, as forças e, por que não dizer, a própria vida. Em contrapartida, os cristãos compreendem o kairos, o tempo de Deus, como um período intrinsecamente salvífico. Assim, o kairos é sempre propício à graça divina.
O tempo de Deus difere do tempo humano, que se divide em passado, presente e futuro. Para Deus, o passado se entrelaça com o presente, e este, por sua vez, revela o futuro, conferindo ao tempo um caráter transcendente. Por meio da graça divina, o ser humano pode vivenciar o kairos, e o espaço sagrado onde isso ocorre é a Sagrada Liturgia, celebrada com dignidade pela Igreja.
O ano litúrgico e o Advento do Senhor
Assim como o calendário civil conta os dias e os meses ao longo do ano, a Igreja Católica possui um calendário litúrgico, no qual a comunidade cristã celebra a vida e a obra de salvação realizadas por Cristo. Portanto, o tempo litúrgico também é um sinal da presença de Cristo no tempo dos homens.
Enquanto o ano civil começa no dia primeiro de janeiro, o ano litúrgico tem seu início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro. O Advento, por sua vez, é parte de um ciclo maior conhecido como ciclo do Natal. Este ciclo inclui as quatro semanas do Advento, o dia de Natal (25 de dezembro) e se estende com a celebração de festas como a da Sagrada Família, a Festa da Mãe de Deus, a Epifania e o Batismo de Jesus.
Após essa breve introdução ao contexto do tempo litúrgico, é hora de focar nas quatro semanas do Advento.
A palavra “advento” significa “vinda” ou “chegada”. Portanto, surge a pergunta: “vinda ou chegada de quem?”. Naturalmente, nós, católicos, nos preparamos para a chegada de Jesus, que já está às portas! Essa vinda possui dois significados fundamentais. O primeiro diz respeito à chegada do Menino Deus, que se fez humano para nos proporcionar a salvação eterna. Por isso, celebramos com grande alegria o nascimento do Menino Deus.
O segundo significado refere-se à sua vinda definitiva, a qual a teologia denomina de advento escatológico. Assim, além de nos prepararmos para receber o Jesus que nasce, devemos nos preparar para esperar a vinda gloriosa de Jesus. Como podemos ver, o tempo do Advento carrega um significado profundo e uma espiritualidade única. Se vivermos com sinceridade e devoção o que essa liturgia nos oferece, certamente nossas vidas serão transformadas por completo.
Fonte: Formação Canção Nova