Padre Mário Zappa completa 90 anos de vida

1 de outubro de 2022

Ontem (30), padre Mário Zappa, membro do clero arquidiocesano, completou o 90º aniversário natalício. Missa em ação de graças pelo dom da sua vida foi celebrada na igreja matriz São Cristóvão, em Pouso Alegre (MG), com a participação de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano.

Padre Mário Zappa é natural de Milão, na Itália, e residente na paróquia São Cristóvão, em Pouso Alegre. É responsável pela Comunidade de Ação Pastoral (CAP). Essa comunidade foi fundada nessa paróquia há 44 anos por ele, padre Bruno Stefenelli (in memoriam) e irmã Leila Beatriz Caetano. É uma associação que oferece atendimento educacional e de promoção humana a mais de 500 crianças do bairro São Cristóvão e outros bairros de Pouso Alegre.

Dom Majella cumprimentou o padre Mário Zappa por ocasião de seu aniversário, antes da missa em ação de graças.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., presidiu missa em ação de graças pelo dom da vida do padre Mário Zappa, o qual concelebrou a Eucaristia. Padre Clemildes Francisco de Paiva, pároco, também esteve presente e proferiu a homilia. O pároco falou sobre conversão, acolhimento e fé, a partir da Palavra de Deus (Jó 38; Sl 32 e Lc 10), da festa de São Jerônimo e de fatos da vida do padre Mário.

Na missa, dom Majella destacou a importância do trabalho coordenado pelo padre Mário Zappa para o bairro São Cristóvão e a cidade de Pouso Alegre.

“Permitam-me falar de uma pessoa que tem um lugar especial no nosso coração deste bairro, um verdadeiro patriarca que nutre um amor paternal pelas famílias do bairro São Cristóvão e outros bairros adjacentes. Nascido em Milão, na Itália, Pe. Mário optou por ser o educadormissionário, aqui no Brasil. Cultivando a semente da Palavra de Deus, fez germinar e brotar em seu coração a missão de educar crianças e jovens, permitindo que esse sonho viesse a frutificar em nossa paróquia. Celebrando hoje o aniversário natalício de Pe. Mário, agradecemos a Deus pelo dom de sua vida ministerial”, falou padre Clemildes em sua reflexão.

Leia na íntegra a homilia do padre Clemildes.

As crianças e colaboradores da CAP participaram da missa e homenagearam o aniversariante.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Pastoral da Comunicação/Paróquia São Cristóvão – Pouso Alegre

A imagem destacada da notícia traz os participantes da missa em ação de graças pelos 90 anos de vida do padre Mário Zappa, na igreja matriz São Cristóvão, em Pouso Alegre, no dia 30 de setembro de 2022.