Padre Paulo Adolfo Simões celebra Jubileu de Prata de ordenação presbiteral

21 de dezembro de 2022

Ontem (20), com missa presidida por dom Majella, em Brazópolis (MG), padre Paulo Adolfo Simões celebrou 25 anos de seu ministério presbiteral.

Padre Paulo Adolfo é membro do clero da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) e natural de Brazópolis (MG). Atualmente, ele é secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara” (CEFEP/CNBB) e reside em Brasília (DF).

Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 20 de dezembro de 1997, em Brazópolis, no distrito Luminosa, por dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Præm, então arcebispo metropolitano de Pouso Alegre. O seu lema de ordenação é “Para mim, o viver é Cristo” (Fl 1, 21).

Padre Paulo Adolfo Simões completou, na última terça (20), 25 anos de ministério presbiteral.

Como presbítero, padre Paulo Adolfo exerceu seu ministério nas paróquias São José, em Paraisópolis (MG); Sant’Ana, em Sapucaí Mirim (MG); Nossa Senhora das Dores, em Gonçalves (MG); São João Batista, em Pouso Alegre; Santo Antônio, em Jacutinga (MG); São Sebastião, em Carvalhópolis (MG); São Domingos Gusmão, em Canabrava do Norte (MT), na prelazia de São Félix do Araguaia (MT), e Santo Antônio, em Piranguçu (MG).

Além disso, na arquidiocese de Pouso Alegre, desempenhou as atividades de coordenador pastoral dos setores Paraíso, Sapucaí e Dourado; de coordenador pastoral da arquidiocese; de coordenador da Comissão Socio-transformadora e a Serviço da Vida Plena para Todos; professor de disciplinas relacionadas à Pastoral e coordenador do estágio pastoral na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

Padres e arcebispo presentes na missa em ação de graças pelos 25 anos de ordenação presbiteral do padre Paulo Adolfo Simões, em Brazópolis.

Em São Félix do Araguaia, foi coordenador de pastoral, do jornal Alvorada, da equipe de catequese, da pastoral vocacional e formador da Etapa Propedêutica.

Por ocasião dos seus 25 anos de padre, missas estão sendo celebradas em sua terra natal e nas paróquias onde trabalhou.

Ontem (20), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, presidiu missa na igreja matriz de São Caetano de Thiene, em Brazópolis, concelebrada pelo padre jubilando e outros membros do clero. Familiares, amigos do padre Paulo Adolfo e fiéis de Brazópolis e das paróquias onde ele exerceu seu ministério estiveram presentes. Na celebração, o padre Adriano São João fez a homilia e refletiu sobre os momentos mais importantes do rito de ordenação presbiteral. Ao final da missa, dom Majella ofereceu ao padre Paulo Adolfo uma bênção apostólica do papa Francisco, como presente pelo seu aniversário de ordenação presbiteral.

Presente de dom Majella, bênção apostólica do papa Francisco ao padre Paulo Adolfo Simões pelos seus 25 anos de vida presbiteral.

Hoje (21), padre Paulo Adolfo celebrou missa em ação de graças pelo seu aniversário de ministério presbiteral no distrito Luminosa, em Brazópolis, onde foi ordenado padre. O jubilando enviou mensagem à Pastoral da Comunicação comentando as origens da sua vocação e os seus sentimentos por ocasião da celebração dos seus 25 anos de padre.

“Senti meu chamado ainda na infância, tanto para ser padre, quanto na defesa da justiça social. A vida de comunidade e, depois, o seminário, me proporcionaram condições de amadurecer essa vocação. Pude entender também que o Evangelho de Jesus, sendo “Boa Notícia para os pobres” (Lc 4,16,21), é que nos impulsiona na transformação social. Ao celebrar o Jubileu de Prata, fazendo uma retrospectiva, vejo que, com bastante imperfeição, tenho conseguido dar uma resposta. Sou grato a todas as pessoas e situações que me ofereceram alguma oportunidade de serviço, discernimento e aprofundamento de minhas crenças”, disse padre Paulo Adolfo.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: padre Jésus Andrade Guimarães e padre Paulo Adolfo Simões

A imagem destacada da notícia traz padre Paulo Adolfo Simões (em pé) na missa em ação de graças pelos seus 25 anos de vida presbiteral, ao lado de dom José Luiz Majella Delgado, padre Lucimar Goulart e cônego Wilson Mário de Morais (da esquerda para a direita).