Padres Daniel e Elton concelebram missa do 7º dia da Semana Jubilar

22 de setembro de 2022

Hoje (22), foi celebrado o 7º dia da Semana Jubilar na catedral metropolitana de Pouso Alegre (MG), com a participação dos padres Daniel Santini Rodrigues e Elton Cândido Ribeiro.

O 7º dia da Semana Jubilar aconteceu com celebração eucarística presidida pelo padre Daniel Santini Rodrigues, pároco da paróquia São José, em Congonhal (MG), e diretor-geral da Faculdade Católica de Pouso Alegre. O padre Elton Cândido Ribeiro, pároco da paróquia São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre, e vice-ecônomo da arquidiocese, concelebrou a missa. Padre Marcos Eduardo Caliari, vigário da paróquia do Bom Jesus, também participou da concelebração.

Fiéis da paróquia São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre, animaram as ações litúrgico-musicais.

Alunos, professores e funcionários da Faculdade Católica de Pouso Alegre e fiéis da paróquia São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre, participaram da celebração como convidados especiais. Fiéis dessa paróquia animaram as ações litúrgico-musicais da missa. Além desses convidados, os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da cidade de Pouso Alegre estiveram presentes e, ao final da missa, adoraram o Santíssimo Sacramento e rezaram Hora Santa pela arquidiocese. Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cura da catedral metropolitana de Pouso Alegre, acolheu os fiéis, religiosos e clérigos presentes.

Fiéis de Pouso Alegre e de Congonhal participaram da missa, que destacou a missão pastoral realizada nos 60 anos da arquidiocese.

No início da celebração, recordaram-se a caminhada e as assembleias pastorais da arquidiocese. Foram destacadas as ações das Comunidade Eclesiais de Base (CEB’s), as diversas pastorais e o projeto pastoral “Formamos a Igreja”, implementados na arquidiocese ao longo de sua história.

Padre Elton Cândido Ribeiro proclamou o evangelho.

Em sua homilia, padre Daniel exortou os fiéis sobre o evangelho de Lc 9,7-9, destacando as inquietações de Herodes, o qual queria ver Jesus para eliminá-lo e conservar o seu poder. A partir do evangelho, padre Daniel incentivou ser preciso ser discípulo de Jesus hoje, buscando sempre o Mestre. Sobre a 1ª leitura, de Ecl 1,2-11, o pregador, com palavras do papa Francisco, explicou que a vaidade é viver para fingir, parecer, aparecer.

Padre Daniel Santini Rodrigues presidiu a missa e proferiu a homilia.

Além disso, padre Daniel comentou que a Semana Jubilar é uma oportunidade para agradecer a Deus pela história, missão pastoral e frutos colhidos na arquidiocese de Pouso Alegre nos últimos 60 anos. Ele fez memória agradecida do pastoreio de dom José D’Ângelo Neto, dom João Bergese e dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O.Praem., já falecidos. Também destacou o ministério de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., atual arcebispo, que tem incentivado e fortalecido a sinodalidade na Igreja Particular.

Sobre a Faculdade de Pouso Alegre, padre Daniel reconheceu que essa instituição é um fruto da província eclesiástica de Pouso Alegre e uma contribuição para a formação e reflexão crítica do povo sul-mineiro.

Por fim, com alusão a árvores, frutos e sementes, padre Daniel incentivou os fiéis a acolherem e fazerem frutificar a fé, a conversão, a gratidão e a missão.

“Nossa arquidiocese está em festa, pois “firme como a árvore plantada à beira do rio, dá fruto no tempo devido” (Sl 1,3). Nosso coração se preenche da alegria e da renovada esperança de continuar contando com a graça de Deus que possibilita gerar os frutos que, de geração em geração, demonstram a bondade de Deus para conosco. Envolvidos por esta alegria e esperança jubilares, deixemos a Palavra de Deus iluminar nossas vidas e nossa arquidiocese, em sua ação evangelizadora”, disse padre Daniel.

Leia na íntegra a homilia do padre Daniel.

Momento da fração do Pão Eucarístico.

Amanhã, sexta-feira (23), completam-se 60 anos de existência da arquidiocese de Pouso Alegre. Por causa dessa data histórica, acontece a Semana Jubilar na catedral metropolitana de Pouso Alegre, com a participação de arcebispos, bispos, padres, religiosos e fiéis ligados à história da arquidiocese de Pouso Alegre e à província eclesiástica homônima.

Cônego Vonilton, padre Marcos Eduardo Caliari e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão adoraram o Santíssimo Sacramento e rezaram pela arquidiocese de Pouso Alegre.

A Semana Jubilar será celebrada até o próximo sábado (24). Confira a programação completa. Está aberta também uma exposição de fotos e objetos litúrgicos relacionados à história da arquidiocese, na catedral metropolitana, em Pouso Alegre. A visitação é gratuita e vai até o próximo domingo (25), das 8h às 20h.

Confira a cobertura fotográfica do 7º dia da Semana Jubilar.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Débora Maria Lemos Faria