Papa emérito Bento XVI falece no Vaticano

31 de dezembro de 2022

Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comunicou que o papa emérito Bento XVI faleceu nesta manhã (31), no Vaticano.

Eis o comunicado oficial:

“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”.

O papa Francisco, na última quarta (28), informou que o seu predecessor estava muito doente e pediu que os fiéis do mundo inteiro se unissem em oração pela saúde do papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

O corpo do papa emérito estará na basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir de segunda (2). O funeral, presidido pelo papa Francisco, será na quinta (5), às 9h30 (5h30, horário de Brasília), na praça São Pedro.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa, Bento XVI recebeu a unção dos enfermos na quarta (28), ao final da missa celebrada no mosteiro onde residia.

Nota oficial do arcebispo

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), recebeu com pesar a notícia do falecimento do papa emérito Bento XVI. Em nota emitida pela chancelaria arquidiocesana, dom Majella destaca que Bento XVI o nomeou para o episcopado, para ser bispo de Jataí (GO), em dezembro de 2009. Além disso, dom Majella pede que os fiéis da arquidiocese de Pouso Alegre estejam unidos à Igreja neste momento de tristeza e, com preces, peçam pelo descanso eterno de Bento XVI e agradeçam a Deus pelo seu ministério a favor da Igreja Cristo.

Eis a nota oficial de dom Majella:

“Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor” (Mt 25).

Nossa arquidiocese, na esperança da Ressurreição, externa profunda tristeza pela passagem do papa emérito Bento XVI para a Casa do Pai. Ocorrida às portas de um novo ano, entra ele num eterno tempo e nas alegrias do Senhor a quem serviu humildemente na sua vinha.
Trago a lembrança e gratidão de ter sido nomeado bispo de Jataí por ele em dezembro de 2009 e peço a todos que elevemos nossa prece de ação de graças por uma vida tão longeva que tanto bem fez para a Igreja de Cristo e o sufrágio por seu descanso eterno.
Que a Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, o receba em sua maternal bondade.
Descanse em paz!
Em preces!

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre (MG)

Dom Majella esteve pessoalmente com o papa emérito Bento XVI. Veja algumas fotos do acervo pessoal do arcebispo de Pouso Alegre.

Em Aparecida, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., como padre, encontrou-se com o papa emérito Bento XVI, por ocasião da V Conferência do Episcopado latino-americano e caribenho (CELAM), em 2007.
No Vaticano, no dia 13 de novembro de 2010, dom Majella, como bispo de Jataí (GO), encontrou-se com o papa Bento XVI.
No dia 12 de setembro de 2010, o papa Bento XVI recebeu dom Majella em Castel Gandolfo, residência de verão do papa. Na ocasião, Bento XVI recebeu a visita de novos bispos.
Como bispo de Jataí (GO), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., participou da Visita ad Limina Apostolorum. Na ocasião, foi recebido por Bento XVI, no dia 13 de novembro 2010.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo e padre Jésus Andrade Guimarães
Imagens: Acervo pessoal de dom José Luiz Majella Delgado e Vatican Media