Paróquia Bom Jesus de Bueno Brandão promoverá encontro de canto e música litúrgica

17 de novembro de 2022

“Os Encontros de Canto e Música Litúrgica são espaços de aprendizagem musical e crescimento na fé, alimento do espírito para tornar nossas liturgias mais dignas e festivas. Era assim que Ir Míria Kolling compreendia e vivenciava as suas composições, cantando-as com o coração! Cantar foi sua missão.”

Apesar de ser sediado na Paróquia Bom Jesus, em Bueno Brandão, o desejo é que qualquer pessoa interessada possa se inscrever – membros da liturgia e canto da Arquidiocese de Pouso Alegre e região, cantores, instrumentistas, salmistas, compositores, padres, diáconos, religiosos e demais agentes leigos e atuantes.

DURAÇÃO DO CURSO

O encontro de formação terá duração de 3 dias, começando na noite de sexta-feira, sábado durante todo o dia e encerrando-se no domingo, após o almoço e missa.

ASSESSORES

Eurivaldo Ferreira
Euri é leigo, músico e professor da rede pública de São Paulo. É mestre e graduado em Teologia pela PUC/SP. Membro do Universa Laus – Associação Internacional de reflexão da Música Litúrgica e do Corpo Eclesial de Compositores da CNBB. Coordenou a gravação de vários álbuns do Hinário Litúrgico da CNBB pela Paulus. Assessorou Ir. Miria T. Kolling desde 2003, digitalizando seu repertório de canto e música litúrgica destinado aos Encontros de Canto Pastoral. Compôs o Hino da CF 2022.

Daniel de Angeles
Leigo, músico e advogado. Coordenou a Comissão Diocesana de Liturgia de Bauru, atua na Câmara Eclesiástica da mesma diocese e integra o Corpo Eclesial de Compositores da CNBB. Atuou na gravação de diversos álbuns musicais para a liturgia. Agente de pastoral de liturgia e música.

Eurisanete Ferreira da Silva
Nete é violonista e formada em musicoterapia e música, atua como professora de Ensino Fundamental na rede privada. Tem experiência em musicalização infantil. Coordena projetos culturais envolvendo música afro-brasileira, indígena e folkmúsica. Como cantora participou da gravação de vários álbuns de música litúrgica, infantil e institucionais.

OBJETIVOS

– Oferecer atualização formativa sobre música litúrgica para grupos de canto, aproveitando o método da Irmã Miria T. Kolling, muito bem-conceituado na Arquidiocese e no Brasil.
– Oferecer oportunidade de formação básica para grupos iniciantes.
Trabalhar assuntos particulares da comunidade e dos setores participantes.
– Identificar pontos de melhoria. (Setores e Paróquias que desejarem contribuir com temas particulares de suas comunidades para serem tratados no Encontro deverão informar à equipe organizadora até 31/11/2022 através do formulário https://forms.gle/Gy6fgRwxaLCADrV86)
– Trabalhar o entendimento do canto dos salmos como uma forma de ajudar a assembleia a rezar (melodias simples e fáceis de repetir). Estabelecer uma base de pesquisa para melodias de salmos.
– Estabelecer base de pesquisa para cantos litúrgicos – como Hinário da CNBB, Hinário da Diocese da Campanha, Discografia da Irmã Miria, porém, dando abertura para consultas em outros locais.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

– Inscrição Simples: 01/12/2022 a 31/01/2023

– Inscrição + Hospedagem: 01/12/2022 a 15/01/2023

TIPOS DE INSCRIÇÃO

– Inscrição simples: R$80,00

Inclui: participação, alimentação e materiais
Alimentação: lanche todos os dias e almoço no sábado e domingo
Materiais: apostila e acesso aos áudios*

– Inscrição com hospedagem: R$320,00

Vagas limitadas**

Inclui: participação, alimentação, materiais e 2 diárias em hotel ou pousada selecionada pela equipe organizadora em quartos compartilhados.
Alimentação: lanche todos os dias e almoço no sábado e domingo
Materiais: apostila e acesso aos áudios*

*Os áudios serão disponibilizados de acordo com a autorização de seus compositores.

Todos os tipos de inscrição são individuais. Até mesmo grupos fechados precisarão informar os dados de todos os participantes.

HOSPEDAGEM

**Se você desejar se hospedar na cidade, mas não quiser a opção da Inscrição com hospedagem inclusa, precisará agendar por conta própria na hospedagem que lhe interessar. Confira locais recomendados em www.buenobrandao.com.br/hospedagem

CANCELAMENTO

Se não puder comparecer ao evento e desejar cancelar a inscrição, a solicitação poderá ser realizada até 15 dias antes do evento, diretamente no site, se tiver criado uma conta, ou através dos meios de contato no cartaz.

Fonte: Pascom Bueno Brandão