Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tocos do Moji (MG) recebe Visita Pastoral de Dom Majella

21 de julho de 2024

Entre os dias 18 e 21 de julho, dom José Luiz Majella Delgado, CSsR, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, realizou Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tocos do Moji (MG), com o objetivo de ter um contato mais próximo com o povo e o padre, conhecendo a realidade pastoral da paróquia.

A Visita Pastoral, teve início no dia 18 de julho, às 10 horas, com a acolhida do arcebispo e um breve momento de oração, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida com a presença do Apostolado da Oração. Na tarde deste dia, aconteceu a visita a algumas pessoas enfermas e um encontro com as autoridades do município. Também conheceu o local denominado “Porteira do Céu” que faz parte do percurso do Caminho da Fé. No fim da tarde, dom Majella participou, na Igreja Matriz, de um momento de oração com os Movimentos Marianos da paróquia e presidiu a Celebração da Eucaristia. Em seguida assistiu a apresentação da oficina de canto do CRAS, Coral “Nosso Canto”.

Na manhã do dia 19 de julho, aconteceu o encontro do arcebispo com os funcionários da paróquia e mais alguns enfermos foram visitados.  No fim da manhã, dom Majella visitou uma lavoura de morangos.  Após o almoço, aconteceu uma caminhada ecológica de oração com as crianças e adolescentes.  O início da tarde ficou reservado para o arcebispo consultar os livros do Arquivo Paroquial, fazendo neles os registros de sua visita pastoral. Logo em seguida, o arcebispo se dirigiu ao Distrito dos Fernandes, onde visitou um Barracão de Morango e uma Fábrica de Móveis e presidiu a Celebração da Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, aconteceu um momento de confraternização.

Na manhã do sábado, dia 20 de julho, depois da reunião com o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos – CPAE, as comunidades São Pedro (Bairro Cachoeira) e Santa Luzia (Bairro Santa Luzia) receberam a visita do arcebispo. Logo após o almoço, dom Majella reuniu-se com o Conselho Paroquial Pastoral – CPP. À tarde, as comunidades Nossa Senhora Aparecida (Bairro Copa do Moji) e Santa Luzia (Bairro Barro Branco) receberam a visita do arcebispo. Em seguida, dom Majella se dirigiu para o Distrito Sertão da Bernardina, onde celebrou a Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora Aparecida e participou da confraternização preparada pela comunidade.

No domingo, dia 21 de julho, logo de manhã, dom Majella presidiu a Celebração Eucarística na comunidade São Francisco de Assis (Bairro Capinzal). Ainda na parte da manhã, às 10 horas, a Visita Pastoral foi encerrada com a Celebração Eucarística na Igreja Matriz, com a participação de todas as comunidades, pastorais, movimento e ministérios. A Banda Municiapal Lira Tocosmojiense homenageou dom Majella com apresentações musicais.

Segundo o padre Eduardo Rodrigues da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida:

“Esperamos, como frutos da Visita Pastoral, a confirmação da nossa fé, a nossa comunhão com toda a Igreja, o espírito de unidade, o fortalecimento da esperança e do desejo de caminharmos juntos, de uma forma sinodal, com ultimamente temos falado tanto, para que nos sintamos um verdadeira família dos filhos de Deus.”

Veja alguns momentos da Visita Pastoral de dom Majella fotografados por Júlia Mara, da Pastoral da Comunicação – PASCOM da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Acolhida na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida

Visita às Autoridade Municipais

Momento de Oração com os Movimentos Marianos

Missa de Abertura e Homenagem de Boas Vindas