Paróquia Nossa Senhora da Soledade tem novo pároco

18 de abril de 2023

Padre José Saraiva Junior, MSC, foi empossado, neste sábado (15), como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG), a qual é confiada aos cuidados pastorais dos Missionários do Sagrado Coração (MSC).

A posse aconteceu na igreja matriz de Nossa Senhora da Soledade. A missa e o ritual de posse do novo pároco foram presididos por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano. Estiveram presentes os fiéis da paróquia, que conta com 10 comunidades: Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Sagrado Coração, São Caetano, São Francisco de Assis, São José, Santa Margarida Maria, Santa Rita de Cássia e São Sebastião.

Padre José Saraiva Junior, MSC, foi ordenado presbítero no dia 8 de setembro de 2012, em Floriano (SP). Exerceu seu ministério no Santuário das Almas, em São Paulo (SP) em 2011; na Casa de Formação de Filosofia, em 2012, e na Casa de Formação do Propedêutico, no período de 2013 a 2018. Até o presente era reitor e pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga (SP), e membro do Conselho da Província dos Missionários do Sagrado Coração.

A paróquia de Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá, foi criada em 1832. O seu cuidado pastoral foi confiado aos padres da congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC).

Igreja matriz de Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá. Foto: @soledade.itajuba

Os Missionários do Sagrado Coração chegaram na Arquidiocese de Pouso Alegre em maio de 1911, a pedido de dom Antônio Augusto de Assis (2º bispo da diocese, de 1909 a 1916) para ajudar no seminário e colégio diocesano. Em 1915, eles deixaram as atividades em Pouso Alegre (MG) e começaram novas ações missionárias em Itajubá (MG), Piranguçu (MG) e outras cidades nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2023, os missionários completarão 112 anos de trabalho pastoral na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

Veja mais fotos na Galeria.

Texto: seminarista estagiário Dioni Acácio da Silva
Imagem: @soledade.itajuba / Vanda – Comunidade São Francisco