Pastoral do Dízimo realiza encontro arquidiocesano de formação

5 de fevereiro de 2023

Ontem (4), a Pastoral do Dízimo realizou encontro de formação em Pouso Alegre (MG), na paróquia São João Batista, com a participação de, aproximadamente, 70 agentes de pastoral das paróquias da arquidiocese. O evento, assessorado pelo padre Rafael Gouveia, foi o primeiro encontro presencial dessa pastoral, em âmbito arquidiocesano, após a pandemia.

O encontro foi organizado pela coordenação a Pastoral do Dízimo na arquidiocese, assessorada pelo padre Rafael Gouvêa e Rosa Helena, de Cachoeira de Minas (MG). Além deles, colaboraram outros agentes da Pastoral do Dízimo. Houve a participação de quase 70 pessoas, agentes da Pastoral do Dízimo de toda a arquidiocese. O evento aconteceu ontem (4), das 14h às 18h, na Paróquia São João Batista, em Pouso Alegre. O objetivo do encontro foi a formação pastoral, abordando diversos aspectos do dízimo (pastorais, administrativo-econômicos, espirituais, eclesiais e teológicos).

Houve exposição e estudo do Documento 106 da CNBB (“O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas”). O assessor, padre Rafael, projetou de slides sobre o tema; motivou partilhas de experiências pastorais sobre o dízimo; esclareceu dúvidas dos participantes, respondendo a perguntas, e apresentou orientações gerais sobre o dízimo. Além disso, ele destacou os fundamentos bíblicos do dízimo e refletiu sobre o tema dízimo e fé cristã.

Padre Rafael, em sua exposição, explicou que o dízimo e a fé cristã se relacionam estreitamente na vida eclesial. Para ele, cada cristão católico é membro pertencente da Igreja, corresponsável por ela. O assessor também descreveu a importância do dízimo para a evangelização. Orientou que os agentes da Pastoral do Dízimo são convidados a motivar permanentemente os fiéis sobre a importância do dízimo, com paciência pastoral, criatividade, acompanhamento personalizado, mantendo uma boa comunicação entre a paróquia e o dizimista.

Ao final do encontro, cada grupo de participantes de uma paróquia recebeu os materiais produzidos pela coordenação arquidiocesana da Pastoral do Dízimo nos últimos dois anos. O material entregue poderá ser multiplicado, divulgado, estudado e compartilhado livremente nas paróquias e comunidades.

Logomarca da Pastoral do Dízimo, preparado pela coordenação arquidiocesana.

O conteúdo e a metodologia do encontro foram enriquecidos com a interação, a apresentação de testemunhos dos dizimistas, perguntas e indicações pastorais destacadas pelos participantes. A necessidade de formação e atualização dos agentes da Pastoral do Dízimo da arquidiocese motivou a realização do evento.

A coordenação arquidiocesana dessa pastoral espera continuar crescendo no trabalho realizado, sempre inserido na Comunidade de Fé. Um encontro dessa pastoral em âmbito arquidiocesano não acontecia há alguns, devido, principalmente, à pandemia da COVID-19. No ano passado, foi possível realizar apenas encontros nos nove Setores Pastorais da arquidiocese.

Com o desejo de concretizar uma pastoral de conjunto, foi ainda lançado oficialmente, no decorrer do encontro, o Projeto Catequético Infanto-Juvenil, para animar e orientar a abordagem de temas sobre dízimo na Catequese de crianças, adolescentes e jovens, pensando nos futuros dizimistas nas comunidades eclesiais. Espera-se com esse projeto tematizar o dízimo, com todos os seus aspectos e implicações na vida cristã, no processo educacional da fé cristã. Também os assessores arquidiocesanos da Pastoral do Dízimo almejam perseverar, desenvolver e conhecer ainda mais as múltiplas dimensões do dízimo na arquidiocese, superando reducionismos, e continuar com o processo ininterrupto de conscientização moral e espiritual sobre o dízimo para os católicos nas paróquias.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Marilza Donizete Rodrigues

Veja mais fotos do evento.