Pastoral Familiar realiza Encontro sobre Catequese Pré Matrimonial

20 de julho de 2024

Na tarde de hoje, 20 de julho, aconteceu um encontro sobre a Catequese Pré Matrimonial, com a participação de representantes das paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre.

O encontro teve início às 13 horas, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (MG) e contou com a presença de mais de duzentos e cinquenta catequistas das diversas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre. E encerrou-se com a Celebração Eucarística, às 17 horas, no Santuário do Imaculado Coração de Maria.

A assessoria do encontro, promovido pela Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar, foi do casal André e Karina Parreira, da Diocese de São João Del Rei, que são os autores do material quer vem sendo utilizado para a realização da Catequese Matrimonial.

A implantação do novo formato da Catequese Matrimonial nas paróquias da Arquidiocese já vem sendo realizada há três anos. A grande maioria das paróquias já aderiu a essa nova forma de preparação dos noivos para a Celebração do Matrimônio. Sendo assim, o encontro marcou a conclusão dessa fase e ofereceu a oportunidade para que os catequistas tivessem contato com os autores do material, podendo tirar dúvidas sobre as temáticas apresentadas e conhecer as motivações que levaram o casal a escrever o livro, seguindo as orientações do Papa Francisco e dos Documentos da Igreja sobre a vida conjugal.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e partilhar sobre o novo formato da Catequese Matrimonial, bem como, ouvir o testemunho de casais envolvidos no processo catequético.

O encontro contou com a presença do Côn. Wilson Mário de Morais, Vigário Geral da Arquidiocese, que em nome do arcebispo Dom José Luiz Majella, acolheu a todos e agradeceu a dedicação e o emprenho na realização da Catequese Matrimonial nas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre. Estiveram também presentes o Côn. Mauro Morais, Assessor da Pastoral Familiar na Arquidiocese, Pe. Edson Aparecido da Silva, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Luiz Francisco Marvulo Martins – CMF, e Pe. Benedito Ferreira da Costa.

Texto: Padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Lidiane Schmidt