Pe. Edson participa de Encontro de Coordenadores de Pastorais do Regional Leste 2

11 de maio de 2023

O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre, Padre Edson Aparecido da Silva, participou, dos dias 08 a 11 de maio, do Encontro dos Padres Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro aconteceu na  Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG) e foi coordenado pelo Padre João Velozo Arantes, da Diocese de Luz (MG), e assessorado pelo Irmão Denílson Mariano, membro do Movimento Boa Nova. O início do encontro foi na noite o dia 08, com a acolhida dos 23 padres participantes.

O objetivo do encontro foi refletir sobre a realidade vivida pelas dioceses e promover momentos de partilha de vida e projetos de pastoral, identificando os pontos em comum, positivos e negativos, e fazendo uma avaliação da caminhada pastoral do Regional Leste 2.

No decorrer do encontro, que teve seu encerramento na manhã de hoje, (11),  também aconteceram momentos de espiritualidade e reflexões sobre temas atuais, como o excesso de atividades no clero e o processo pós-pandemia, fornecendo uma perspectiva para os próximos anos.

“Foi uma oportunidade de encontrar quem vem das diversas localidades do estado de Minas Gerais, ouvir e conhecer a realidade do outro, compartilhar as conquistas, desafios e o comprometimento de cada diocese em sua caminhada pastoral. Foi momento de cultivarmos o clima de Igreja em saída, proposta pelo Papa Francisco, construindo um caminho de sinodalidade pastoral”, destacou o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre, Padre Edson.

Texto: Padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Padre Edson Aparecido da Silva