Presbíteros, diáconos e arcebispo se reúnem para formação sobre o 1º Sínodo Arquidiocesano

22 de fevereiro de 2022

O Instrumento de Trabalho e o regimento da Etapa Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano foram apresentados em reunião virtual nesta terça-feira (22). Essa etapa será realizada nas paróquias em 2022. O 1º Sínodo Arquidiocesano será iniciado no dia 14 de abril.

A reunião foi iniciada às 9 horas com a oração conduzida pelo padre Marcos Roberto da Silva, coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Liturgia (CAL). Na oração, foi apresentado o hino oficial do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Escute o hino oficial:

Veja a letra e a cifra do hino oficial.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, abriu os trabalhos da reunião de formação, acolhendo a todos e apresentando as suas motivações para o 1º Sínodo Arquidiocesano.

Dom Majella abriu a reunião virtual de formação dos presbíteros e diáconos em 22 de fevereiro.

Padre Edson Aparecido da Silva, coordenador arquidiocesano de pastoral, dirigiu a reunião.

Padre Edson Aparecido da Silva coordenou a reunião de formação dos presbíteros e diáconos.

Padre Mauro Ricardo de Freitas, secretário executivo do 1º Sínodo Arquidiocesano, apresentou o regulamento da Etapa Paroquial desse evento. Na sua apresentação, ele destacou os objetivos, o calendário e os passos propostos para essa etapa do caminho sinodal arquidiocesano.

Baixe os materiais utilizados no encontro de formação:

Regulamento da Etapa Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Objetivos da Fase Paroquial 1º Sínodo Arquidiocesano.

Passos para a Fase Paroquial 1º Sínodo Arquidiocesano.

Padre Mauro Ricardo apresentou o regimento da Etapa Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Poderão participar da Etapa Paroquial todos os fiéis batizados que possuem domicílio no território da arquidiocese, membros de comunidades urbanas e rurais, agentes de pastorais, movimentos, ministérios, conselhos e comissões, outros grupos e associações, mesmo não integrados diretamente na comunidade eclesial (professores, grupos de acompanhamento à população de rua ou casas de recuperação, membros do poder público municipal e ONG’s, entre outros). Em suma, poderão participar os cristãos leigos e leigas, ministros ordenados, consagrados e consagradas de institutos religiosos, seculares ou sociedades de vida apostólica e fiéis de outras confissões cristãs ou não batizados, ateus ou agnósticos, presentes na arquidiocese que queiram participar.

Os objetivos do 1º Sínodo Arquidiocesano são:

1. Aproximar o olhar da realidade atual em que vivem nossas paróquias enquanto rede de comunidades e envolver todas as forças vivas pastorais para o exercício de escuta sinodal diante dos desafios que se apresentam no caminho da ação evangelizadora.
2. Pôr-se ao encontro de todas as pessoas, sentir a realidade, no esforço contínuo de sair ao encontro dos mais afastados, acolhendo-os e integrando-os na caminhada eclesial, e daqueles com os quais somos chamados ao diálogo ecumênico e inter-religioso.
3. Caminhar junto no itinerário sinodal, abertos à ação vivificante do Espírito, que nos mostra novos caminhos e novos métodos, redescobrindo a alegria de viver a vocação ao discipulado missionário na Igreja e testemunhando a comunhão na diversidade e a missão no mundo.

Após o intervalo, o padre Dirlei Abercio da Rosa, assessor do 1º Sínodo, apresentou o Instrumento de Trabalho para a Etapa Paroquial. Esse material, a ser utilizado nessa fase, será enviado em breve para as paróquias e disponibilizado em formato digital.

Padre Dirlei apresentou o Instrumento de Trabalho da Etapa Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano.

A Etapa Paroquial será realizada nas paróquias, comunidades, grupos pastorais, movimentos, ministérios e grupos diversos da sociedade, em 8 encontros para escuta, diálogo e partilha e 2 celebrações paroquiais, que acontecerão de abril a novembro deste ano.

Esses encontros serão baseados na Palavra de Deus, com destaque para os temas da comunhão e da missão, e na pesquisa socioeconômica encomendada pela arquidiocese de Pouso Alegre e coordenada pela professora doutora Sílvia Regina Alves Fernandes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em cada encontro, os grupos terão perguntas para serem refletidas, cujas respostas deverão ser enviadas para a secretaria executiva do Sínodo.

O Instrumento de Trabalho do 1º Sínodo Arquidiocesano foi apresentado pelo padre Dirlei.

Baixe o material de apoio sobre o Instrumento de Trabalho, apresentado pelo padre Dirlei.

A abertura do 1º Sínodo Arquidiocesano será realizada na catedral metropolitana, durante a Missa da Unidade, na Quinta-feira Santa, dia 14 de abril. A partir dessa data, serão iniciadas as atividades da Etapa Paroquial, segundo proposta de calendário fornecido pela secretaria executiva do Sínodo e conforme a realidade de cada paróquia. As atividades paroquiais deverão ser encerradas no mês de novembro deste ano.

Baixe o calendário para as Atividades da Fase Paroquial 1º Sínodo Arquidiocesano.

Dom Majella encerrou a reunião, no período da tarde, com suas considerações sobre o 1º Sínodo Arquidiocesano. Para o arcebispo, o caminho sinodal é uma urgência pastoral e um desafio para a Igreja atualmente. Retomando o pensamento do papa Francisco, ele destacou que o caminho sinodal é o caminho da Igreja no Terceiro Milênio.

O arcebispo pediu o envolvimento dos padres no 1º Sínodo Arquidiocesano. Para ele, o caminho sinodal deve acontecer nas paróquias, com o envolvimento missionário de todos, que devem estar dispostos a escutar, dialogar e encontrar caminhos para a Igreja arquidiocesana. Dom Majella destacou que a Palavra de Deus será a referência fundamental para o 1º Sínodo, incentivando todos os envolvidos nas atividades sinodais a utilizarem a Bíblia.

Leia as palavras de dom Majella na Reunião do Clero.

Ao final da reunião de formação, os padres assessores de pastorais, movimentos e ministérios da arquidiocese apresentaram encaminhamentos pastorais para o ano de 2022.

 

A imagem destacada da notícia mostra alguns presbíteros, diáconos e dom Majella, que participaram da reunião de formação, no dia 22 de fevereiro de 2022.

Imagens e informações: Núcleo Central – Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Pouso Alegre