Sagrada Família de Nazaré
A Sagrada Família de Nazaré nos convida a refletir sobre a família de Jesus e, por extensão, sobre nossas próprias famílias e todas as famílias cristãs.
Durante o Natal, vivenciamos o momento em que o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14), revelando a essência de Deus e sua vontade para nós, que se traduz em amor infinito, misericórdia, justiça e paz (Jo 14,9).
Deus escolheu se revelar aos homens por meio de uma família humana. Ao nascer em um lar, Ele sublinha a relevância de um ambiente cristão na formação integral do ser humano, explorando todas as suas potencialidades e dimensões.
O Messias decidiu iniciar sua missão de salvação dentro de uma família simples, onde o lar se tornou a primeira realidade humana a ser santificada pela presença de Jesus.
A Sagrada Família é apresentada pela Igreja como um modelo exemplar para todas as famílias cristãs, pois em seu âmago Deus é sempre a prioridade, ocupando o primeiro lugar em todas as decisões. A família, antes de qualquer outra realidade, é uma rica escola de virtudes humanas e teologais, além de ser o primeiro espaço de encontro com Deus.
Por essa razão, a família é chamada de “Igreja doméstica“, onde as crianças têm a oportunidade de aprender os princípios fundamentais da fé através das experiências cotidianas, e onde os cônjuges buscam sua santificação e a plena realização de sua vocação matrimonial.
Como a célula-mãe da sociedade, a família é a base para a aprendizagem e vivência de virtudes sociais, sendo o lugar onde se cultivam a obediência, a fraternidade e o senso de responsabilidade. Quando a família prospera, toda a sociedade se beneficia.
O Evangelho de Mateus (2,13-15.19-23) narra a experiência de refugiados vivida pela Sagrada Família, refletindo uma realidade que ainda afeta muitas famílias nos dias de hoje. Muitas delas são forçadas a deixar suas casas, suas terras e seus lares, fugindo da fome, da guerra e de outros perigos, em busca de segurança e de uma vida digna.
Ao se tornar homem, Jesus, junto de sua família, vivenciou as dores, sofrimentos, dramas e esperanças que acompanham a vida familiar. A Sagrada Família nos ensina a importância da união familiar em tempos de crise e instabilidade, incentivando um amor que se aprofunda, promovendo diálogo e colaboração entre pais e filhos para resolver os desafios que surgem.
Dessa forma, ao assumir a humanidade, Jesus compartilhou todas as alegrias e dificuldades da vida familiar, buscando continuamente fortalecer a vivência da fé em família, por meio da oração e da escuta atenta e amorosa da Palavra de Deus.
Fonte: Portal A12 Redação