Santo Anselmo

19 de abril de 2023

Santo Anselmo nasceu na Itália. Era também chamado de “Santo Anselmo de Cantuária”. Talvez, ele não seja muito conhecido por nós. Ele teve em sua trajetória de vida, ainda muito novo, um chamado de Deus. Porém, não querendo contrariar seu pai, que colocava sua esperança no filho que iria dar continuidade aos bens da família, Anselmo, então, esperou fazer 22 anos para fugir de casa porque não pactuava com a vida irregular e luxuosa que seu pai levava. O pai de Anselmo era um homem muito rico, exigente e poderoso. O jovem Anselmo não era ainda muito religioso, mas, após sair de casa e cansar-se de vagar pelo mundo sem um sentido na vida, encontrou um amigo em um mosteiro da Ordem dos Beneditinos que o acolheu e ensinou-lhe a amar Jesus.

Dedicou-se muito aos estudos e, após converter-se como servo temente a Deus e encontrar Jesus Cristo (Mt 13,45-46), tornou-se filósofo, teólogo e sacerdote. Adquiriu rapidamente o cargo de superior entre os monges beneditinos devido as suas pregações e obras, as quais, até hoje, auxiliam a Igreja. Sendo exemplo de vida e determinação, aconselhava as autoridades e superiores com seu jeito simples, sábio e humilde. Pregava o evangelho com propriedade, pois estudava e vivenciava na vida o próprio evangelho.

Dentre os vários escritos sobre santo Anselmo, encontram-se estas suas palavras: “Eu não procuro entender para acreditar, mas acredito para entender”.

Anselmo foi nomeado arcebispo de Cantuária, cidade na região atual do Reino Unido, devido seus conhecimentos e defesa das doutrinas da Igreja. Com mansidão e coragem, argumentava pacificamente com os políticos a favor da Igreja e era categórico em não aceitar as injustiças que oprimiam o povo e desprezavam a vida dos cristãos. Não era conivente com as autoridades locais que queriam persuadi-lo conforme os interesses próprios.

Com suas atitudes, Santo Anselmo ensinou-nos a amar a Igreja e reconhecer que a sabedoria, conhecimentos e dons que recebemos devem ser convertidos em meios de ajudar a fazer o Reino de Deus crescer e se propagar por toda a terra. Em 1720, ele foi proclamado “Doutor da Igreja”, pelo papa Clemente XI. A Igreja celebra a memória de Santo Anselmo no dia 21 de abril.

 

Oração

“Verdadeiramente, Senhor, é inacessível a luz em que habitas. Verdadeiramente, ninguém pode penetrar nessa luz e ver-te de modo perfeito. Peço-te, meu Deus, que te conheça, que te ame, para que encontre em ti meu gozo. Que minha alma sinta fome dessa felicidade. Que meu corpo sinta sede dela, que a deseje todo meu ser, até que chegue a penetrar no gozo do Senhor, ó Deus trino e uno, que é bendito pelos séculos. Amém.” Santo Anselmo, rogai por nós. Amém!

 

Referências:
https://santo.cancaonova.com/santo/santo-anselmo/
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/04/21/s–anselmo–arcebispo-de-cantuaria-e-doutor-da-igreja.html
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-anselmo/232/102/
https://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/o-santo-do-dia/santo-anselmo-de-cantuaria/#:~:text=Pe%C3%A7o%2Dte%2C%20meu%20Deus%2C,Santo%20Anselmo%2C%20rogai%20por%20n%C3%B3s.

Imagem: Vatican Media