Santuário Santa Rita de Cássia – Santa Rita de Caldas

Santa Rita de Caldas-MG
santuariosr@yahoo.com.br

Um pouco de história

Toda a história tem início no ano de 1852. Quando ainda era Distrito de Santa Rita do Rio Claro, uma pequena ermida dedicada a Santa Rita de Cássia já atraía alguns devotos, que ali faziam suas orações e cumpriam suas promessas. Após muita insistência dos moradores, a Cúria Diocesana de São Paulo autorizou a ereção e edificação de uma capela dedicada a Santa Rita, que se tornaria padroeira do lugar. A bênção da Capela ocorreu em janeiro de 1856.

Mas com o crescimento do povoado, o número de fiéis também aumentou. E em 30 de janeiro de 1871 a Paróquia foi canonicamente oficializada.

Um homem incansável

Mas a Paróquia de Santa Rita de Caldas deve muito a um piedoso sacerdote que por ali viveu por 50 anos: Monsenhor Alderigi Maria Torriani. Chega à Paróquia no dia 27 de março de 1927, sendo transferido em 1931 para Camanducaia. Dois anos depois, em 1933, regressou para Santa Rita, onde ficou até o ano de 1977, quando faleceu aos 82 anos de idade.

Monsenhor Júlio Perlatto assim escreveu sobre seu conterrâneo no livro “Diocese Centenária”, publicado no ano 2000: “Foi um homem de confessionário. Chegava a não tomar refeição para que pudesse estar à disposição dos penitentes. Tinha uma alegria e um prazer imenso em dar aos que nada tinham, aos que batiam em sua porta pedindo pão, remédio, roupa”.

Com Ideias vanguardistas e cheio de sabedoria e amor, Padre Alderigi contribuiu, desde sua chegada, não só para que aumentasse ainda mais a fé do povo, como também para o desenvolvimento do Município. Visitava longínquos povoados em lombo de burros e atendia a quem quer que precisasse, com alegre e total devoção ao povo. Tinha especial carinho pelos idosos, doentes e necessitados. Incentivava a visita de romeiros e os recebia de coração aberto, o que tornou a Matriz muito visitada.

Foi Monsenhor Alderigi o responsável por trazer ao município o fac-símile de Santa Rita de Cássia. Com a devoção tendo se espalhado por toda a região, o dedicado padre quis fomentar ainda mais a fé do povo. Em 21 de maio de 1957, ele apresenta aos fiéis a imagem e uma relíquia, vindas diretamente da Itália.

Com a chegada do fac-símile do corpo de Santa Rita, desenvolveu-se um grande movimento espiritual, devido ao grande número de romeiros e peregrinos que visitam a Igreja e que chegam a pé, a cavalo, de carro ou de ônibus.

A elevação a Santuário

A Igreja Matriz sempre foi chamada de “Santuário” pelos devotos, embora nenhum decreto canônico oficializasse isso, o que não demorou a ocorrer. Como a Igreja de Santa Rita sempre foi local de grande peregrinação e com relatos de graças ali alcançadas, o então Arcebispo Metropolitano, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem., elevou a Igreja Matriz a Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia.

O termo declaratório foi apresentado no festivo dia 21 de maio de 1998, na Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo e concelebrada pelo então pároco, Maurício Rowan, e pelos padres Sebastião Camilo e Vonilton Augusto Ferreira. A festa foi grande naquele dia.

E ali não faltam relatos de graças e milagres alcançados, como o de Mariluce Aparecida de Oliveira, moradora de Santana de Caldas. Seu filho nasceu com a doença de “Lábio leporino e Fenda palatina”. Com apenas três meses, passou por uma cirurgia complicada. Após a segunda operação, um ano depois, um dente surgiu no céu da boca da criança. Ele não conseguia comer direito e teria que ser submetido a mais um procedimento cirúrgico. A mãe, então, recorreu a Santa Rita de Cássia. Em frente à Urna da Santa, tendo seu filho nos braços, suplicou sua intercessão. Dois dias depois, o dente caiu sozinho e o lugar cicatrizou rapidamente. Os médicos ficaram realmente impressionados. Hoje a criança tem dez anos e seu desenvolvimento está muito melhor do que previam os médicos.

A professora aposentada, Ana Angélica Burza Lorena de Carvalho, tem um jeito todo carinhoso de se referir ao Santuário: “Santuário de Santa Rita de Cássia, território de luz e sombra que nos abriga e traz conforto à alma; que nos faz encontrar a nós mesmos quando sozinhos no Sacrário e nos torna unidos como irmãos, numa grande família, no sacrifício da missa. Santuário de portas sempre abertas, onde Jesus no Sacrário, Santa Rita de Cássia na sua Urna e Monsenhor Alderigi em seu Túmulo, esperam por nós”.