São Bertoldo: vida de penitência e amor aos pobres

29 de março de 2023

Bartolomeu Avogadro ou Bertoldo da Calábria, em francês, Berthold de Malifaye, nasceu no sudoeste da França, em Malifaye. Ele era filho do conde de Limogese.

Abandonou a riqueza material e se dedicou as coisas de Deus. Seu chamado era forte e especial. Abandonar-se a Cristo pobre, casto e obediente. Estudou teologia em Paris, sendo ordenado sacerdote. A maioria de sua vida transcorreu na obscuridade e não há muito que relatar acerca dele, exceto haver empreendido a construção e a reconstrução de edifícios monásticos e os ter dedicado em honra do profeta Elias.

No tempo em que estudou em Paris, Bertoldo encontrou um mendigo pedindo esmolas. O jovem seminarista Bertoldo foi o único a lhe oferecer uma ajuda e, assim, conseguiu a amizade dos pobres. Logo, ele sentiu a inquietação em seu coração para viver o amor do Cristo nas ruas de Paris. Bertoldo teve uma revelação divina, na qual Deus revelou a ele a situação vivida pela povoação de Paris, principalmente entre epidemias, pobreza e tantos outros sofrimentos.

Bertoldo, então, se ofereceu em sacrifício e fez voto de que se os cristãos fossem salvos de grandes perigos. Desejou dedicar o resto de sua vida ao serviço da Santíssima Virgem. Numa visão, lhe apareceu Nosso Senhor, acompanhado de Nossa Senhora e São Pedro e levando em suas mãos uma grande cruz luminosa. O Salvador se dirigiu a Bertoldo e lhe falou da ingratidão dos cristãos, mesmo diante de muitas bênçãos que havia acontecido para o povo.

Devido às insistências e advertências do santo, o povo de Paris foi movido à penitência. Ainda que estivesse fraco pelos jejuns e privações, saíra completamente vitorioso das doenças físicas e espirituais que acometia a cidade de Paris naquela época.

Outro marco importante na vida do santo foi em 1155. Bertoldo viajou para o Monte Carmelo como eremita, inspirado no profeta Elias. Lá, fundou uma pequena comunidade de seguidores, com os quais construiu uma pequena capela. A Ordem dos Carmelitas descende desse pequeno grupo. Seu primo, Alberto Avogrado, Patriarca de Jerusalém, que residia naquele tempo em São João de Acre, nas proximidades do Monte Carmelo, escreveu para eles uma regra de vida, entre os anos 1206-1214.

São Bertoldo esteve à frente dessa comunidade por quarenta anos e, segundo a tradição, permaneceu ali até ao tempo de sua morte, que ocorreu em redor do ano 1195. Ele é considerado santo pela Igreja Católica e celebrado no dia 29 de março. São Bertoldo é exemplo para os cristãos. É exemplo de vida marcada pela penitência, jejum, silêncio, orações e serviço a Deus e a Virgem Maria, principalmente, no amor aos pobres.

Oração

Senhor, que destes a São Bertoldo a graça de imitar a Cristo pobre, casto e obdiente, fazei que também nós, vivendo plenamente a nossa vocação, caminhemos para a santidade perfeita, à imagem de Jesus Cristo, vosso Filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. São Bertoldo, rogai por nós!

 

Fonte:
https://coisasdesantos.blogspot.com/2017/03/
https://www.blog.gladysreligiosos.com.br/sao-bertoldo
https://formacao.cancaonova.com/diversos/nossa-senhora-do-carmo/
Imagem: http://wwww.ordemterceiradocarmose.com.br/2015/03/29-de-marco.html

 

Privacy Preference Center