São Francisco de Assis

5 de outubro de 2022

Nesta semana a Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis.

Francisco nasceu entre 1881-1882 na cidade de Assis, na Itália. Filho de uma família rica, cresceu em meio ao luxo e as vaidades de sua época. Desde a sua juventude, ele demonstrava traços de cortesia e generosidade para com as pessoas, sobretudo com os pobres.

Com cerca de 25 anos, assim como muitos outros soldados da Itália, Francisco decidiu juntar-se ao exército e ir a uma batalha, visto que em sua época havia guerras constantes. Ao retornar do combate, já sentia em seu coração as aspirações divinas, que o tornaram um homem diferente. E, convidado para uma festa, ele deixou de lado as bebidas e as farras, entregando-se às orações e a vida íntima com Deus.

Então, iluminado pela Graça de Deus, Francisco foi tomado pelo amor de Jesus,  que o deixou extasiado e o levou a sua conversão, fazendo com que abandonasse sua vida mundana e, pouco a pouco, se entregasse integralmente na presença do Senhor.

Desde esse momento, a vida de Francisco se transformou completamente. Como já não encontrava mais prazeres no mundo, buscava as maravilhas eternas em Deus. Mesmo sem entender claramente o que Jesus lhe pedia, passou a viver da oração, meditação, prática da ascese e meditações, ajudando os pobres e doentes, buscando conhecer a vontade de Deus para sua vida.

Francisco despojou-se completamente do velho homem e revestiu-se de Cristo, abandonando toda as riquezas terrenas para ganhar as riquezas eternas, vivendo somente para Deus, lutando contra o pecado, na obediência, na pobreza, na castidade e no amor a Deus e aos irmãos. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX no dia 16 de julho de 1228, dois anos depois de sua morte, tornando-se um grande santo da Igreja Católica, conhecido e venerado em todo o mundo.

Reflexão

São Francisco de Assis ouviu o chamado de Deus e abandonou tudo para viver na graça de Deus. O que o tornou santo foi sua humildade, pobreza, castidade e obediência, porque, na entrega total, se fez grande na graça de Deus e pequeno no serviço aos filhos amados de Deus. E nós? Como temos vivido nossa vida?

Oração

Ó Pai de amor, fazei que, inspirados na humildade, pobreza e obediência de São Francisco de Assis, possamos ouvir o Seu chamado em nossa vida e viver na simplicidade, na verdade e no amor a Jesus Cristo e aos irmãos. Concedei-nos a graça de viver nossa vida longe do pecado e da ganância, amando o Senhor de todo o coração e aos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Amém! São Francisco de Assis, rogai por nós!

Referências:
METTS, Sarah. São Francisco de Assis e a resposta ao chamado de Deus. Christo Nihil Præponere, 2021. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/sao-francisco-de-assis-e-a-resposta-ao-chamado-de-deus>.
Canonização de São Francisco. Franciscanos. Disponível em: <https://franciscanos.org.br/carisma/calendario/canonizacao-de-sao-francisco#gsc.tab=0>.

Imagem: São Francisco de Assis / Vatican Media / Musei Vaticani