São Francisco Xavier: missionário perfeito

1 de dezembro de 2022

Nesta semana, a Igreja celebra a memória de São Francisco Xavier. Conheçamos um pouco de sua vida e de seu testemunho de santidade.

São Francisco Xavier, conhecido como “padroeiro das missões”, nasceu na Espanha no ano de 1506. Ainda muito jovem, formou-se e utilizou seus conhecimentos de Teologia e Filosofia para cumprir com seus deveres missionários. Estudou e foi companheiro de Inácio de Loyola, que também veio a ser santo. Juntos fundaram a “Companhia de Jesus”, a Ordem dos Jesuítas.

São Francisco Xavier foi missionário em todos os cantos do mundo, viajou sempre em condições precárias e difíceis para vários países do Oriente, que possuíam culturas e hábitos de vida diferentes, para levar a todos o conhecimento do Evangelho e a doutrina católica. Ousou chegar a evangelizar nas Índias e no Japão, mesmo correndo o risco de morrer.

Fez com que a Palavra de Deus fosse compreendida e respeitada, e soube cumprir fielmente o que diz o Evangelho: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome o Pai do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Levou milhares de pessoas à conversão e não poupava esforços para evangelizar. Usou de diversas estratégias para que os povos do Oriente entendessem o Evangelho e os princípios da fé cristã.

Acompanhou e aproximou-se dos mais sofridos, doentes, humildes e abandonados, cuidando e dedicando-se inteiramente a eles. Chamava as crianças nas ruas e ensinava, por meio de cantos, a catequese baseada na fé católica.

Francisco Xavier foi um santo missionário que nos mostrou, com sua vida, como viver da maneira como Jesus nos ensinou. Ele sempre teve o firme propósito de levar às nações o Nome de Jesus, com muita bondade, oração e sabedoria, e viveu na prática o que pregava.

Seu dia é comemorado em 3 de dezembro, data de seu falecimento, aos 46 anos, em missão na China, país que ele tinha como intenção evangelizar.

Rezemos com fé, pedindo a intercessão de São Francisco Xavier:

“Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco, adoro reverentemente a Divina Majestade e, pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu rendo-vos afetuosíssimas graças e peço-vos, do fundo de minha alma e por vossa poderosa intercessão, que me concedais a graça importantíssima de viver e morrer santamente. E vos suplico também… (fazer aqui o pedido especial), e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e a outra seja mais conforme. Amém!”.

 

Referências:

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/santa-casa-braganca-paulista/saude-braganca-paulista/noticia/2020/12/03/dia-de-sao-francisco-xavier-mensagem-e-oracao-para-agradecer.ghtml

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-francisco-xavier/141/102/

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/12/03/s–francisco-xavier–presbitero-jesuita–evangelizador-das-india.html

https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/sao-francisco-xavier/#gsc.tab=0

Imagem: Vatican Media.