São Leão Magno

11 de novembro de 2022

Nesta semana, no dia 10 de novembro, celebramos a memória de São Leão Magno, que nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, nas proximidades de Roma. Desde a sua juventude, já havia nele traços de santidade e, logo cedo, iniciou sua caminhada sacerdotal.

No ano de 440, em um período conturbado para a Igreja e para o Império Romano, no qual havia invasão dos bárbaros e heresias de diversas maneiras, além de um período político difícil, Leão foi eleito papa. Priorizou e combateu firmemente as heresias, com destaque para o monofisismo, caracterizada pela ideia de que Jesus Cristo possuía unicamente uma natureza, Tal papa afirmava que na unidade na Pessoa de Cristo Jesus existem as naturezas humana e divina.

Para exterminar essa heresia, o agora papa Leão Magno realizou a convocação para o Concílio da Calcedônia, por meio do qual o Imperador e mais 500 bispos, resolvendo o conflito, reafirmaram a autoridade provinda do papa ao dizerem: “Roma falou por meio de Leão, a causa está decidida; causa finita est”.

A história também nos traz que São Leão Magno foi o principal responsável por proteger e salvar a cidade de Roma e toda a Itália do grande Átila, o Conquistador, que havia se infiltrado no território italiano. Com a fuga do Imperador, todos os generais romanos se esconderam. Sendo assim, o papa, em virtude da defesa de toda comunidade cristã e sua fé, foi ao encontro do Conquistador para um diálogo. Não se sabe o que Leão lhe disse, mas sabe-se que houve retrocesso do Conquistador pagão e toda sua tropa.

Sustentador e promotor da Primazia de Roma, o “Pontífice Magno” deixou para a história quase 100 sermões e cerca de 150 cartas, nos quais demonstra ser teólogo e pastor, zeloso com a comunhão entre as várias Igrejas, sem jamais esquecer as necessidades dos fiéis. De fato, foi para eles que Leão incentivou as obras de caridade em uma Roma dominada pela escassez, pobreza, injustiças e superstições pagãs; colocou em prática todas as ações necessárias – lê-se em seus escritos – para manter constantemente a justiça e “oferecer amorosamente a clemência, porque sem Cristo nada podemos fazer, mas com Ele tudo é possível”.

Seu pontificado, que durou vinte e um anos, colecionou várias primazias: foi o primeiro Bispo de Roma a ser chamado Leão; o primeiro Sucessor de Pedro a ser chamado “Magno”; o primeiro papa, que por sua pregação, foi também um dos dois únicos papas – o outro foi Gregório Magno – a receber, em 1754, por desejo do Papa Bento XIV, o título de “Doutor da Igreja”.

A morte de Leão Magno ocorreu em 10 de novembro de 461. Segundo alguns historiadores, ele foi também o primeiro papa a ser sepultado na Basílica Vaticana. Suas relíquias, ainda hoje, são conservadas na Capela de “Nossa Senhora do Pilar, na Basílica de São Pedro”.

Oração de São Leão Magno contra o desânimo

Não desista nunca:

Nem quando o cansaço se fizer sentir,

Nem quando os teus pés tropeçarem,

Nem quando os teus olhos arderem,

Nem quando os teus esforços forem ignorados,

Nem quando a desilusão te abater,

Nem quando o erro te desencorajar,

Nem quando a traição te ferir,

Nem quando o sucesso te abandonar,

Nem quando a ingratidão te desconcertar,

Nem quando a incompreensão te rodear,

Nem quando a fadiga te prostrar,

Nem quando tudo tenha o aspecto do nada,

Nem quando o peso do pecado te esmagar.

Invoque sempre a Deus, junte as mãos, reze, sorria…

E recomece!

Fontes: