São Pedro Canísio

23 de dezembro de 2022

Nesta semana, no dia 21 de dezembro, a Igreja celebrou a memória de São Pedro Canísio. Vamos conhecer um pouco da vida deste santo de nossa Igreja.

São Pedro Canísio nasceu na Holanda no dia 8 de maio de 1521. Ainda estudante associou-se aos monges cartuxos que cultivavam uma espiritualidade profunda.

Em 8 de maio de 1543 entrou na Companhia de Jesus, após seguir os exercícios espirituais de um curso recebido pela orientação do Beato Pierre Favre Petrus Faber, um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola. Em junho de 1546 foi ordenado sacerdote, e participou do Concílio de Trento.

Santo Inácio de Loyola o enviou para Roma para completar sua formação espiritual, e após obter seu doutorado em teologia, foi enviado em outubro de 1549 para seu apostolado na Alemanha.

Cabe lembrar que ele viveu na época da Reforma Luterana, e se deparou com uma grande crise, pois a fé católica nos países de língua germânica parecia esmorecer, e Pedro Canísio recebeu a grande missão de revitalizar e renovar a fé católica nos países germânicos. Tal missão só foi possível por meio da oração, de uma profunda intimidade com Jesus Cristo e da obediência filial à Igreja.

Foi reitor e vice-chanceler da Universidade de Ingolstadt, supervisionou a vida acadêmica do Instituto e a reforma religiosa e moral do povo. Pastoreou nos hospitais e nas prisões, tanto na cidade como no campo; e publicou seu Catecismo. Em 1556 fundou o Colégio de Praga e, até 1569, foi o primeiro superior da província jesuíta da Alta Alemanha.

Reestabeleceu e revitalizou inúmeras comunidades de sua ordem; foi núncio apostólico papal na Polônia e teve uma importante participação no Concílio de Trento.

São Pedro Canísio faleceu em 21 de dezembro de 1597, foi beatificado pelo Papa Pio IX em 1864, foi proclamado segundo Apóstolo da Alemanha em 1897, pelo Papa Leão XIII, e foi canonizado e proclamado Doutor da Igreja em 1925, pelo Papa Pio XI.

Reflexão

São Pedro Canísio foi um incansável defensor da fé Católica, que bravamente guardou os Dogmas e a Doutrina, ensinando com autoridade e unção, amor e firmeza, levando a todos ao conhecimento da Verdade. Com uma vida de profunda intimidade com Cristo, na oração, na Comunhão Eucarística, na obediência nos ensina a viver a fé com autenticidade e buscar o Senhor em nossa vida. E nós, o que temos feito para guardar nossa fé e viver em profunda comunhão com Jesus Cristo e Sua Igreja?

Oração

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Pedro Canísio, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Pedro Canísio, rogai por nós!

Referência:
Papa Bento XVI. Audiência geral: São Pedro Canísio. Vaticano, 9 de fevereiro de 2011. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/it/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110209.html>.

Imagem: Vatican Media