Seminaristas e Diáconos participam de Encontro de Liturgia em Belo Horizonte (MG)

18 de julho de 2024

Entre os dias 15 e 18 de julho, aconteceu o 7º Encontro com seminaristas, diáconos e presbíteros do Regional Leste 2, em Belo Horizonte, no Convivium Emaús, com a temática: “Viver a plenitude da ação litúrgica”.

Representando nossa Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram do encontro o seminarista estagiário João Pedro Bastos Cardoso, os seminarista da Etapa Configurativa, Leonardo Henrique Couto Tosta e Lucas Lázaro Carvalho Simões, e também os diáconos Dioni Acácio da Silva, Tainan Francisco de Paiva e Valter Virgínio Pereira.

O encontro foi assessorado pelo Padre Márcio Pimentel, membro do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia de Belo Horizonte, doutorando em Liturgia. O encontro é uma iniciativa da Comissão de Liturgia do Regional, sob a coordenação de Dom Jorge Alves Bezerra, Bispo de Paracatu.

Segundo o seminarista Leonardo Henrique Couto Tosta:

“Os quatro dias de encontro foram muito profícuos para a nossa formação litúrgica, principalmente no que se refere à compreensão da prática ritual. Conforme salientou um dos palestrantes, ‘Jesus escolheu o rito para dizer-se à humanidade; e isso Ele o faz a partir do tempo e da cultura em que o ritual é vivenciado’. Esses elementos recordados e desenvolvidos no encontro foram de grande valia a nós participantes, uma vez que a liturgia subjaz ao ápice da missão presbiteral, e da vida eclesial.”

Texto: Padre José Luiz Faria Junior

Imagens: Seminarista Leonardo Henrique Couto Tosta