Seminaristas participam de encontro regional de liturgia em Belo Horizonte

20 de julho de 2023

Nos dias 17 a 20 de julho, seminaristas da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) participaram do 6º encontro de seminaristas da Etapa Configurativa, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação, em Belo Horizonte (MG).

O encontro foi promovido pela Comissão para a Liturgia do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aconteceu no Convivum Emaús, em Belo Horizonte. Participaram seminaristas da Etapa Configurativa (Teologia), diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação das (arqui)dioceses mineiras.

João Pedro Bastos Cardoso (4º Ano da Etapa Configurativa), Sílvio Massaro Taveira, Dioni Acácio da Silva, Valter Virgínio Pereira e Tainan Francisco de Paula (Ano Pastoral), seminaristas da Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram do encontro.

O tema do encontro foi “Ars celebrandi na 3ª edição típica do Missal Romano: aspectos práticos para a presidência litúrgica e ars celebrandi no sacramento da Reconciliação“. O evento foi assessorado por dom Armando Bucciol, bispo emérito de Livramento de Nossa Senhora (BA), doutor em Liturgia pelo Instituto Santa Giustina de Pádua, Itália. Além dele, dom Jorge Alves Bezerra, SSS, bispo referencial para a Liturgia do Regional Leste 2, e padre Daniel Menezes Fernandes, coordenador da Liturgia do Regional, participaram do encontro.

O objetivo do encontro foi fortalecer a preparação dos futuros ministros da Liturgia e promover reflexões teológicas de modo prático.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Dioni Acácio da Silva

Veja mais fotos do evento: