ACESSE NOSSA GALERIA

Seja bem-vindo à página do primeiro Sínodo Arquidiocesano de Pouso Alegre. Esse é um espaço de informação e formação para que esse momento seja realmente especial na vida desta Igreja Particular. 

“O Sínodo deve ser para nós um ‘escutar’ o mundo e ‘olhar’ a Igreja de Pouso Alegre para que Ela possa olhar para si mesmo neste contexto de mundo. E nossa Igreja é o lugar da Revelação do Evangelho. Não desanimemos. O sínodo é uma Luz para nossa diocese. Temos que priorizar o sínodo como uma atividade histórica da arquidiocese. Aprendendo a fazer o sínodo estamos fazendo o caminho com Jesus. Se colocar a caminho com Jesus, escutar, dialogar, acolher e fazer o discernimento e voltar para a missão”, disse o arcebispo, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.

A palavra “sínodo” tem origem no grego “syn+hodós” e significa caminhar juntos, isto é, caminho feito com os mesmos pés. Uma assembleia sinodal reúne clérigos, leigos e consagrados desta Igreja Particular, para auxiliar o bispo diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.

O tema deste primeiro Sínodo Arquidiocesano é “Igreja: caminho de comunhão para a missão” e o lema “Aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15). 

Que a graça do Senhor nos acompanhe e ampare sempre o nosso caminho de comunhão para a missão!

 

Secretaria Executiva do 1º Sínodo Arquidiocesano

 

Secretária Lenice Santos

📧 E-mails:
secretaria.sinodo@hotmail.com
arquipa.secretaria.sinodo@gmail.com

📱 Celular (WhatsApp):
(35) 997788792

📞 Telefones:
(35) 3421-1248 / 3421-1266 / 3421-1741

Horário de expediente:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h

📌 Endereço:
Travessa Doutor Sylvio Fausto, 33
37550-188 – Pouso Alegre – MG