Seja bem-vindo à página do primeiro Sínodo Arquidiocesano de Pouso Alegre. Esse é um espaço de informação e formação para que este momento seja realmente especial na vida desta Igreja Particular.

“O Sínodo deve ser para nós um ‘escutar’ o mundo e ‘olhar’ a Igreja de Pouso Alegre para que Ela possa olhar para si mesmo neste contexto de mundo. E nossa Igreja é o lugar da Revelação do Evangelho. Não desanimemos. O sínodo é uma Luz para nossa diocese. Temos que priorizar o sínodo como uma atividade histórica da arquidiocese. Aprendendo a fazer o sínodo estamos fazendo o caminho com Jesus. Se colocar a caminho com Jesus, escutar, dialogar, acolher e fazer o discernimento e voltar para a missão”,disse o arcebispo, dom José Luiz Majella Delgado-C.Ss.R.

Mas o que é um Sínodo? A palavra “Sínodo” tem origem no grego “syn+hodós” e significa caminhar juntos, isto é, caminho feito com os mesmos pés. Uma assembleia sinodal reúne clérigos, leigos e consagrados desta Igreja Particular, para auxiliar o bispo diocesano no exercício da sua função, para o bem de toda a comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.

O tema deste primeiro Sínodo Arquidiocesano é “Igreja: caminho de comunhão para a missão” e o lema “Aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15).

Que a graça do Senhor nos acompanhe e ampare sempre o nosso caminho de comunhão para a missão!

Oração do Sínodo

Ó Trindade Santa, fonte da comunhão
e da missão, a Vós confiamos nosso primeiro
Sínodo Arquidiocesano. Dai-nos ó Pai de amor,
sabedoria para compreendermos a
vossa vontade em meio a tantos desafios do
tempo presente; Bom Jesus, que vos
aproximastes dos discípulos e com eles
caminhastes, permanecei conosco e
alimentais nossas comunidades eclesiais
missionárias com a vossa Palavra e com o
Pão da vida; Espírito Santo, alma da Igreja,
derramais sobre nós a vossa luz, para que, na
comunhão, testemunhemos a fé como
alegres discípulos missionários. Amém!

Maria, mãe da Igreja, e São Sebastião, padroeiro
de nossa Arquidiocese, modelos de servidores
do Reino, rogai por nós!