Regulamento e Comissão

O Sínodo Arquidiocesano é uma assembleia de clérigos, consagrados e leigos, destinada a auxiliar o bispo diocesano na promoção do bem de toda a comunidade diocesana (cf. canções. 460). A palavra “Sínodo” tem origem no grego “syn+hodós” e significa caminhar juntos, isto é, caminho feito com os mesmos pés. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito em conjunto, com a participação de todos.

O Sínodo Arquidiocesano tem por objetivo principal a renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz da Palavra de Deus, da Igreja em saída e da realidade na qual vive e age a Igreja particular de Pouso Alegre. Todos os fiéis batizados são convidados a dar a sua contribuição, já que todas as comunidades, pastorais e movimentos estarão envolvidos nesse processo de escuta.

O caminho sinodal será percorrido através das seguintes etapas:
– Etapa preliminar
– Etapa preparatória a nível paroquial
– Etapa preparatória a nível setorial
– Etapa arquidiocesana

O Sínodo é presidido pelo arcebispo metropolitano, ou seja, o bispo preside todas as etapas, sessões e celebrações da Assembleia Geral, tendo como organismos de apoio a Comissão de Coordenação Geral do Sínodo e a Secretaria Executiva do Sínodo.

FAÇA DOWNLOAD DO REGULAMENTO GERAL DO SÍNODO

CONHEÇA AS COORDENAÇÕES E COMISSÕES DO SÍNODO