Sociedade do cansaço é tema de atualização teológica do clero

27 de outubro de 2022

Ansiedade e cansaço foram temas refletidos com os padres da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) em encontro de atualização formativa nos dias 25 e 26 de outubro.

 

O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral e ocorreu no seminário arquidiocesano, em Pouso Alegre. O encontro formativo do clero foi mediado pelo cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral, e o padre Heraldo José dos Reis, coordenador dessa pastoral.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, enviou mensagem aos padres por vídeo, justificando a sua ausência e incentivando a participação no evento. Dom Majella cumpre agenda no Vaticano, devido à visita Ad Limina Apostolorum.

O tema da atualização teológica foi o cansaço existencial e a ansiedade na contemporaneidade, sob a perspectiva ética. O assessor do evento foi o padre José Rafael Solano Durán, da arquidiocese de Londrina (PR). Ele é mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma.

A atualização teológica está em sintonia com o projeto de formação permanente que, neste ano, está sendo refletido o tema da identidade presbiteral, em 2021, por sua vez, as reflexões foram a respeito da pessoa do presbítero e para o próximo ano as reflexões serão acerca da fraternidade presbiteral.

Padre José Rafael Solano Duran refletiu os temas do cansaço e da ansiedade contemporâneos na vida do clero e da Igreja.

Na reflexão do tema, padre José Rafael falou sobre a síndrome de burnout, o pânico e o medo, presentes na sociedade contemporânea, caracterizada pelo cansaço. Destacou também problemáticas existenciais como a despersonalização e a redução da realização pessoal. Sobre patologias emocionais, detalhou o histrionismo, uma tendência de busca de constante atenção e reconhecimento do ser humano atual. Explicou também elementos da corporeidade na existência humana, sob as perspectivas psicanalítica e ética. Caracterizou o pessimismo e crises morais da atualidade que levam a uma existência medíocre e distante de grandes ideais.

Padres participaram de grupos de reflexão e partilha sobre os temas da atualização teológica.

Padre José Rafael vinculou esses temas a elementos da missão do clero e da Igreja. Os padres participaram de grupos de reflexão sobre os assuntos apresentados e partilharam suas dúvidas e questionamentos.

Nas suas palestras, o assessor se fundamentou em referenciais filosóficos, teológicos, psicanalíticos, do Vaticano II, do magistério dos últimos papas e do papa Francisco. Ao final, padre José Rafael expôs possíveis ações para se viver de modo ético e humano na sociedade contemporânea, marcada pela ansiedade.

Ao final do encontro, os padres assessores de pastorais da arquidiocese apresentaram orientações sobre os eventos pastorais dos próximos meses.

 

Veja mais fotos na Galeria.

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior