Sociedade do cansaço é tema de atualização teológica do clero
Ansiedade e cansaço foram temas refletidos com os padres da arquidiocese de Pouso Alegre (MG) em encontro de atualização formativa nos dias 25 e 26 de outubro.
O evento foi promovido pela Pastoral Presbiteral e ocorreu no seminário arquidiocesano, em Pouso Alegre. O encontro formativo do clero foi mediado pelo cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral, e o padre Heraldo José dos Reis, coordenador dessa pastoral.
Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, enviou mensagem aos padres por vídeo, justificando a sua ausência e incentivando a participação no evento. Dom Majella cumpre agenda no Vaticano, devido à visita Ad Limina Apostolorum.
O tema da atualização teológica foi o cansaço existencial e a ansiedade na contemporaneidade, sob a perspectiva ética. O assessor do evento foi o padre José Rafael Solano Durán, da arquidiocese de Londrina (PR). Ele é mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma.
A atualização teológica está em sintonia com o projeto de formação permanente que, neste ano, está sendo refletido o tema da identidade presbiteral, em 2021, por sua vez, as reflexões foram a respeito da pessoa do presbítero e para o próximo ano as reflexões serão acerca da fraternidade presbiteral.
Padre José Rafael Solano Duran refletiu os temas do cansaço e da ansiedade contemporâneos na vida do clero e da Igreja.
Na reflexão do tema, padre José Rafael falou sobre a síndrome de burnout, o pânico e o medo, presentes na sociedade contemporânea, caracterizada pelo cansaço. Destacou também problemáticas existenciais como a despersonalização e a redução da realização pessoal. Sobre patologias emocionais, detalhou o histrionismo, uma tendência de busca de constante atenção e reconhecimento do ser humano atual. Explicou também elementos da corporeidade na existência humana, sob as perspectivas psicanalítica e ética. Caracterizou o pessimismo e crises morais da atualidade que levam a uma existência medíocre e distante de grandes ideais.
Padres participaram de grupos de reflexão e partilha sobre os temas da atualização teológica.
Padre José Rafael vinculou esses temas a elementos da missão do clero e da Igreja. Os padres participaram de grupos de reflexão sobre os assuntos apresentados e partilharam suas dúvidas e questionamentos.
Nas suas palestras, o assessor se fundamentou em referenciais filosóficos, teológicos, psicanalíticos, do Vaticano II, do magistério dos últimos papas e do papa Francisco. Ao final, padre José Rafael expôs possíveis ações para se viver de modo ético e humano na sociedade contemporânea, marcada pela ansiedade.
Ao final do encontro, os padres assessores de pastorais da arquidiocese apresentaram orientações sobre os eventos pastorais dos próximos meses.
Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior