Solenidade de Todos os Santos: intercessores junto ao Pai

3 de novembro de 2023

No dia 1º de novembro a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. No Brasil, quando o dia de finados não cai em domingo, esta Solenidade é celebrada no domingo após o dia 2 de novembro.

Esta festa tem origem na antiguidade de nossa Igreja. No século IV, teve início a celebração da memória de diversos mártires comuns para diferentes Igrejas.

São João Crisóstomo já falava sobre esta celebração que era realizada em Antioquia no domingo após a celebração de Pentecostes.

Entre os séculos VIII e IX, esta festa se propagou na Europa, e, em Roma, particularmente, no século IX.

O Papa Gregório III (731-741) colocou a celebração desta festa no dia 1º de novembro, coincidindo com a consagração de uma capela, na Basílica São Pedro, dedicada às relíquias dos santos apóstolos, mártires, confessores e de todas as pessoas justas que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro.

Na época de Carlos Magno, esta festa já era conhecida como oportunidade para a Igreja, que peregrina e sofre na terra, olhar para o céu, onde estão os irmãos que chegaram à glória.

Por isso, a Solenidade de Todos os Santos é celebrada pela Igreja que volta o olhar para a pátria celeste e a deseja.

Esta celebração nos recorda que a santidade é um caminho ao qual somos chamados a trilhar, inspirados no testemunho de tantos homens e mulheres, nossos “irmãos mais velhos”, que se encontraram com Jesus e para o qual se encaminharam com confiança, com seus desejos, fraquezas e sofrimentos.

A Solenidade de Todos os Santos celebra, numa só festa, junto com os santos canonizados, todos os justos de todas as raças e nações, cujos nomes estão inscritos no livro da vida (cf. Ap 20,12), que acolheram e viveram o chamado do Senhor: “sede perfeitos, como vosso Pai é perfeito” (Mt 5,48).

 

Oração:

“Deus eterno e todo-poderoso, que nos permitis celebrar os méritos de todos os vossos santos numa única festa, concedei-nos, por intercessores tão numerosos, a desejada abundância da vossa misericórdia”. (Oração da Coleta da Solenidade de Todos os Santos)

 

Referências:

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/11/01/todos-os-santos.html

https://santo.cancaonova.com/santo/solenidade-de-todos-os-santos-de-deus/

Missal Romano, Terceira Edição, p. 841.

Referência da imagem: https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/solenidade-de-todos-os-santos-.html