5º dia da Semana Jubilar tem participação de dom José Lanza

20 de setembro de 2022

Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé (MG), presidiu missa na catedral metropolitana de Pouso Alegre (MG), hoje (20), 5º dia da Semana Jubilar.

 

A missa do 5º dia da Semana Jubilar foi presidida por dom José Lanza Neto. A celebração eucarística foi concelebrada pelo padre Júlio César dos Santos Júnior, vigário da paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre. Outros padres também estiveram presentes: padre Vinícius Pereira Silva, padre Hamilton de Castro, padre José Francisco Ferreira, padre Mário Navarro, padre Marcos Eduardo Caliari, padre João Batista Ferreira. Participaram também os fiéis da paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre, que ajudaram na animação litúrgico-musical da missa. Seminaristas da diocese de Guaxupé, do seminário Santo Antônio, participaram da celebração. Cônego Vonilton Augusto Ferreira, cura da catedral metropolitana de Pouso Alegre, acolheu os fiéis, religiosos e clérigos presentes.

Padre Júlio César Júnior foi um dos convidados especiais do 5º da Semana Jubilar.

No início da celebração, o cristão leigo Alexandre Augusto Mendonça, da paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre, e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, fez memória agradecida da vida e missão dos arcebispos da arquidiocese de Pouso Alegre: dom José D’Ângelo Neto (4º bispo / 1960-1962 – 1º arcebispo / 1962-1990); dom João Bergese (2º arcebispo / 1991-1996); dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Praem (3º arcebispo / 1996-2014) e dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. (2014-dias atuais). Alexandre também se recordou da missão dos cristãos leigos e leigas que colaboram nas atividades pastorais na arquidiocese.

A missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja foi destacada no 5º dia da Semana Jubilar.

“Irmãos e irmãs, como é bom estarmos aqui como família. Esta família que ganhou expressão a partir da instalação da arquidiocese de Pouso Alegre. A diocese de Guaxupé passa a caminhar junto e fazer parte desta alegria, desta festa, data importante e marcante na vida de todos nós. Amanhã, teremos a participação da diocese da Campanha. Esta família é a composta por três dioceses: Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre. É uma alegria e satisfação enorme poder fazer parte desta família, caminhar com esta família, ter os mesmos sentimentos que esta família tem, os sentimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou dom José Lanza no início da celebração.

Fiéis da paróquia Santo Antônio, em Pouso Alegre, animaram as ações litúrgico-musicais da missa do 5º dia da Semana Jubilar.

Em sua homilia, dom José Lanza afirmou que se sente muito feliz em caminhar com as dioceses da província eclesiástica de Pouso Alegre. Reconheceu que, na convivência com os bispos dessa organização da Igreja, dom José Luiz Majella Delgado e dom Pedro Cunha, encontra amigos e irmãos para compartilhar a missão do episcopado. Dom José Lanza disse haver atualmente, com dom Majella, uma aproximação maior das dioceses da província para favorecer o discipulado e a missionariedade entre os fiéis, os religiosos e o clero.

“Celebrar os 60 anos da arquidiocese de Pouso Alegre é contar um pouco da nossa vida e da história das nossas comunidades. (…) Tudo são valores. São elementos importantes que vão marcando a nossa vida de Igreja, a nossa vida de comunidade. A nossa vida de família”, disse o bispo de Guaxupé.

Dom José Lanza também destacou em sua reflexão a Igreja na Coreia, por ocasião da memória dos santos mártires André Kim, Paulo Chong e seus companheiros, celebrada hoje (20). Para o bispo de Guaxupé, a Igreja na Coreia e a memória desses mártires apresentam uma comunidade cristã católica que nasceu no Oriente a partir da colaboração de cristãos leigos e leigas que foram perseguidos e mortos devido à fé cristã. “É uma feliz coincidência hoje, na Semana Jubilar, rezarmos pelos cristãos leigos e leigas que atuam em nossa província eclesiástica”, comentou dom José Lanza.

Dom José Lanza Neto, bispo de Guaxupé, refletiu sobre os temas da família e da Igreja no 5º dia da Semana Jubilar.

Sobre a missão dos bispos, o bispo de Guaxupé exortou: “Os bispos são aqueles que devem motivar a sua Igreja Particular. Fazer com que a Igreja assuma de verdade a causa do Reino. E, tenha pronta coragem para os enfrentamentos que, por acaso, possam surgir”.

Ele também fez referência aos seminários da província eclesiástica. “Os seminaristas estudam em Pouso Alegre e são formados pelos padres das três dioceses. Vamos fazendo um caminho juntos”, afirmou dom José Lanza. Ele também comentou ser um pedido de Roma que as arquidioceses tenham seus seminários e formem seus padres com características próprias, na cultura e com o povo local. “Essa é uma coisa que, graças a Deus, nós conseguimos fazer”, reconheceu o bispo de Guaxupé.

“Dom Majella sempre nos chama a atenção para as missões, a catequese. Nós temos aqui, em Pouso Alegre, em relação à catequese um trabalho que nos motiva a fazermos uma catequese mais pé no chão, mais eficiente. Uma catequese que toque o coração das crianças, dos jovens e dos adultos. Sempre acontecem entre os padres coordenadores de pastoral e os bispos da província momentos de partilha muito importantes. Nesses momentos, trabalhamos e sonhamos juntos. Projetamos juntos algumas atividades para que a Igreja possa sentir esta marca. Na dinâmica da sinodalidade e da escuta, é isso o que realmente deve acontecer entre nós”, disse dom José Lanza.

Sobre a Palavra de Deus, a partir de Lc 8,19-21, o bispo de Guaxupé exortou os fiéis sobre o tema da família, apresentado por Jesus no evangelho proclamado na missa. Dom José Lanza explicou que, com a criação da arquidiocese de Pouso Alegre e a sua união com as dioceses de Guaxupé e Campanha para formar uma província eclesiástica, a família, a comunidade, dos cristãos católicos no sul de Minas aumentou. “No evangelho, Jesus ampliou o contexto de família, no qual podem ser unidos todos que escutam e praticam a Palavra de Deus. Como família, nós vivemos como irmãos. Fazemos parte da grande família de Jesus e isso é muito importante para nós!”, disse o bispo de Guaxupé.

“Quero parabenizar esta arquidiocese na pessoa de dom Majella. Assim sendo, também abraçando e acolhendo todo o clero, os religiosos, as religiosas, os seminaristas, leigos e leigas e tanta gente que acredita nesta Igreja. É por isso que estamos aqui, cheios de vida, cheios de fé, animados, encorajados. Estamos aqui porque muitos dos nossos irmãos, eles que nos precederam, já lançaram as boas sementes para que esta Igreja seja vigorosa, de uma capacidade muito grande de refletir, de rezar e de pensar os grandes projetos em vista do Reino de Deus”, finalizou dom José Lanza.

Dom José Lanza Neto é o nono bispo da diocese de Guaxupé. Desde 13 de junho de 2007, exerce seu ministério nessa diocese. Dom José Lanza foi ordenado bispo no dia 19 de setembro de 2004, por dom Fernando Antônio Brochini, C.S.S. De 2004 a 2007, dom José Lanza foi bispo auxiliar de Londrina (PR). Como padre, ele exerceu seu ministério na diocese de Jaboticabal (SP).

Dom José Lanza, no 5º dia da Semana Jubilar, compartilhou com os fiéis fatos sobre a sua missão como bispo de Guaxupé em comunhão com as (arqui)dioceses da província eclesiástica de Pouso Alegre.

A diocese de Guaxupé foi criada no dia 28 de maio de 1916, desmembrada da, então, diocese de Pouso Alegre. Com a diocese de Campanha (MG), a diocese de Guaxupé pertence à província eclesiástica de Pouso Alegre, instalada canonicamente no dia 23 de setembro de 1962. As dioceses de Campanha e de Guaxupé e a arquidiocese de Pouso Alegre correspondem à Igreja Católica presente no sul de Minas Gerais.

Na próxima sexta (23), completam-se 60 anos de existência dessa organização eclesiástica. Por ocasião dessa data histórica, acontece a Semana Jubilar na catedral metropolitana de Pouso Alegre, com a participação de arcebispos, bispos, padres, religiosos e fiéis ligados à história da arquidiocese de Pouso Alegre e à província eclesiástica homônima. 

A Semana Jubilar será celebrada até o próximo sábado (24). Confira a programação completa. Acontece também na catedral metropolitana de Pouso Alegre uma exposição de fotos e objetos litúrgicos relacionados à história da arquidiocese. A visitação é gratuita e vai até o próximo domingo (25), das 8h às 20h.

 

Confira a cobertura fotográfica do 5º dia da Semana Jubilar.

 

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Débora Maria Lemos Faria