6ª Romaria Arquidiocesana reúne fiéis no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

5 de julho de 2023

No dia 1º de julho, fiéis leigos, seminaristas, religiosas e padres de diversas paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre, com o arcebispo metropolitano, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., peregrinaram ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), para agradecer a caminhada pastoral e rezar pelas vocações.

Fiéis da Arquidiocese de Pouso Alegre, que se encontravam no santuário ou acompanhando de seus lares, juntaram-se a milhares de peregrinos em Aparecida para celebrar a missa no dia 1º de julho, às 9h. A missa foi presidida por dom Majella, arcebispo metropolitano, e concelebrada por clérigos da arquidiocese.

Durante a homilia, dom Majella saudou a todos com alegria e destacou o “acolhimento e abertura ao outro”. Três personagens inspiraram a reflexão do arcebispo: Abraão, o oficial romano e a sogra de Pedro. “A abertura ao outro gera vida: é isso que percebemos na atitude destas personagens”, afirmou dom Majella.

“O milagre que se encontra no Evangelho se dá na abertura do coração a Deus e na atitude de humildade. É assim que se deve aproximar de Deus: humildes peregrinos. O serviço marca a vida daqueles que é alcançado pela graça de Deus. Acolhida, abertura e serviço, três atitudes fundamentais para se tornar seguidor autêntico de Jesus. Ir ao encontro do outro com as mãos abertas e o coração disposto a servir”, refletiu o arcebispo.

Ao encerrar a celebração eucarística, o arcebispo convidou a todos, especialmente os fiéis da Arquidiocese de Pouso Alegre, para que, em procissão, se dirigissem para o monumento dedicado à Nossa Senhora de Fátima e, lá, recitarem o terço pelas vocações.

“A participação dos fiéis durante a peregrinação aqueceu e fortificou a caminhada pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre. Que a sinodalidade marque o jeito de ser Igreja em nossa arquidiocese. Roquemos a Santíssima Virgem “Aparecida” nas águas do Rio Paraíba do Sul para interceder por todos que a ela recorrem de coração sincero”, comentou e rezou o arcebispo.

Texto: padre Cristian Diego Rosa

Fotos: João Paulo de Almeida Nunes, José Roberto da Costa e Maria Mirtes da Costa