Nossa Senhora das Dores

14 de setembro de 2022

Nossa Senhora das Dores tem sua festa comemorada no dia 15 de setembro, desde que teve início na Itália no ano de 1239, pela Ordem dos Servos de Maria. No Brasil, além de ser padroeira do Estado de Minas Gerais, com o título de Nossa Senhora da Piedade, ela é padroeira de várias outras cidades. E existem mais títulos que Nossa Senhora das Dores recebe, que aqui podemos elencar: Mãe Dolorosa, da Agonia, da Soledade, das Lágrimas, das Sete Dores e muitos outros.

Ao reportarmos sobre Nossa Senhora das Dores, certamente lembramo-nos do momento de uma das suas maiores dores, que foi estar aos pés da Cruz. E foi ali que ela recebeu a missão de ser Mãe de todos nós. No entanto, suas dores são muitas.

As sete dores de Maria podem ser contempladas por meio dos textos bíblicos: A profecia de Simeão (cf. Lc 2, 34-35), A fuga para o Egito (cf. Mt 2, 13-21), A perda do Menino Jesus (cf. Lc 2, 41-51), O encontro de Jesus a caminho do Calvário (cf. Lc 23, 27-3), A paixão e morte de Jesus na Cruz (cf. Jo 19, 25-27), a retirada do corpo de Jesus da Cruz (cf. Mt 27, 55-61) e o sepultamento de Jesus no Santo Sepulcro (cf. Lc 23, 55-56). ???]

As sete dores de Maria dilaceraram o seu coração, mas foi em profundo silêncio que ela soube suportar tais sofrimentos. Diante da Cruz, ela olhou com ternura e bondade para Seu Filho amado e entendeu ali que ter aceitado ser a Mãe de Jesus era uma missão árdua. Ela nos ensinou que, mesmo diante de tanta dor e agonia, não podemos desesperar e desanimar, e que em toda missão temos alegrias e provações.

A dor nos leva ao calvário e nos lembra a Paixão e a Morte de Cristo. Ao seguir Jesus, devemos saber também carregar as nossas cruzes do dia a dia, pois, logo após a Cruz, vem a Vitória. A Mãe das Dores nos consola ao permanecer firme diante da perda de Seu Filho. Ela sabe juntar as nossas preocupações com as dela; sabe que, pela sua intercessão, nós nos sentiremos mais confortados e acolhidos diante dos sofrimentos.

Viver o Evangelho; amar nossos irmãos; amar a cruz, servindo o Cristo Nosso Senhor: são estes os ensinamentos que aprendemos ao ver a Mãe das Dores!

 

Oremos: Mãe de Deus, Mãe Soberana, Mãe das Dores. De hoje e para sempre, eu me entrego a vós, como filho e servo. Consagro ao vosso serviço a minha alma, o meu corpo e tudo que me pertence. Abençoai a minha família, os meus trabalhos, os meus haveres. Sede minha protetora na vida e conduzi-me ao céu para viver por toda a eternidade. Amém. (Padre Cícero Romão Batista)

 

Referências:

https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-das-dores/

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-das-dores/30/102/

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/09/15/nossa-senhora-das-dores-conheca-a-historia-da-padroeira-de-minas-gerais.htm

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-04/nossa-senhora-das-dores-cardeal-orani-tempesta.html

https://arqbrasilia.com.br/nossa-senhora-das-dores/

https://maedasdoresjuazeiro.com/pe-cicero/oracao-a-nossa-senhora-das-dores