Informações sobre velório e sepultamento do monsenhor João Faria

14 de setembro de 2022

Aos 88 anos, monsenhor João Aparecido de Faria faleceu ontem (13), no seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (MG). Seu corpo será velado e sepultado em Paraisópolis (MG), sua terra natal.

Às 20h26 de ontem (13), monsenhor João Aparecido de Faria morreu no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre. Há 3 meses passava por enfermidade e recebia atendimentos de saúde em seu apartamento.

Monsenhor João nasceu no dia 12 de outubro de 1933, em Paraisópolis, no bairro Lagoa. Num total de 13 de filhos, era o primogênito de Antônio Pereira de Faria Sobrinho e Maria Lopes de Faria.

Foi ordenado presbítero, em Paraisópolis, no dia 14 de dezembro de 1958, por dom Oscar de Oliveira. Como padre, monsenhor João Faria trabalhou em Jacutinga, Conceição dos Ouros, Pouso Alegre, Paraisópolis, Taubaté, Sapucaí Mirim e Caldas. Na arquidiocese, desempenhou atividades pastorais em paróquias, no seminário e no hospital Samuel Libânio. Participou de conselhos arquidiocesanos e assessorou espiritualmente casais, em “Equipes de Nossa Senhora”. Desde 2008, vivia como padre emérito e residia no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. Desde 2020, era confessor dos seminaristas da arquidiocese.

Seu corpo será velado, hoje (14), em Pouso Alegre, na paróquia São José Operário, no bairro São Carlos. Às 9h30 e 11h, missas serão rezadas nessa paróquia.

Na tarde de hoje, seu corpo será levado para Paraisópolis. Às 16h, na igreja matriz São José, com a presença de dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano, será celebrada missa exequial. Em seguida a missa, o corpo do monsenhor João Faria será sepultado no cemitério municipal.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Foto: padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes

A imagem destacada da notícia traz monsenhor João Aparecido de Faria e monsenhor José Carneiro Pinto, no dia 21 de outubro de 2021. Nesse dia, monsenhor José Carneiro foi homenageado pela arquidiocese de Pouso Alegre, por ocasião da celebração dos seus 100 anos de nascimento. Os dois monsenhores são os padres do clero arquidiocesano falecidos recentemente. Monsenhor José Carneiro Pinto faleceu no dia 21 de julho de 2022.